Seijin Shiki (Dia dos Adultos) (Shinto)

Data / Hora
Data(s) - 16/01/2018
Dia todo

Evento:

Em todas as culturas, há um dia em que meninos e meninas se tornam adultos. Alcançar a idade adulta é muito importante em um sentido social. Para os japoneses, esse dia se chama “Seijin no hi”. A maioria da maioria é celebrada por muitos jovens que querem ser reconhecidos como adultos por outros. Quando uma pessoa tem 20 anos, ele se torna legalmente adulto na sociedade japonesa (legalmente ele pode beber, fumar, ir a bares da anfitriã, apostar, dirigir e votar).

A tradição sobre Seijin no hi remonta ao ano de 714, quando um príncipe colocou roupas novas e mudou seu penteado para mostrar que ele se tornou um adulto. Entre 1603 e 1868, os meninos começaram a cortar o cabelo e usar katanas quando completaram 15 anos. As meninas estavam com os dentes negros aos 13 anos para indicar que eram maiores de idade e eram de idade casada. A maioria da maioria foi estabelecida para ambos os sexos aos 20 anos em 1876, e o Seijin no hi tornou-se um feriado nacional em 1948. Embora ainda seja muito popular no Japão, a participação vem diminuindo nos últimos anos. Apenas 1,2 milhão de pessoas celebraram seus 20 anos no ano passado, o que representa menos da metade dos 2,46 milhões que fizeram em 1970.

Então, na segunda segunda-feira de janeiro de cada ano, é um feriado nacional no Japão devido a seijin no hi, e a cerimônia de maioridade, “Seijin-shiki” em japonês, ocorre para jovens que completaram ou vão para atingir 20 anos entre 2 de abril do ano anterior e 1 de abril deste ano, onde são reconhecidos como adultos. Esta cerimônia é realizada em todas as cidades e cidades do Japão, em prefeituras ou centros governamentais de cada distrito, onde o prefeito ou algum funcionário dá uma conversa aos jovens para conscientizar sobre as responsabilidades envolvidas em se tornar um adulto. Qualquer um pode participar, a cerimônia começa às 11:30 da manhã, mas o dia começa muito mais cedo para novos adultos, pois passam horas de preparação, especialmente as mulheres.

Para celebrar a sua maior idade, é costume que novos adultos se vestem adequadamente para a cerimônia. Os homens usam terno e gravata ou roupas japonesas tradicionais (hakama). As mulheres usam mangas compridas (furisode) quimonos magníficos e muito caros (apenas o aluguel pode custar até 1.000.000 de ienes).

Após uma visita aos santuários, os jovens adultos costumam se encontrar com seus amigos após a cerimônia em um lugar onde dezenas de fotógrafos tiram fotos. Em algumas áreas, os desempenhos são realizados, como performances de bateria taiko ao vivo. À tarde, as pessoas continuam com a celebração, mas de diferentes maneiras. Alguns vão às compras, outros vão para casa com amigos e familiares para se divertir e beber juntos ou reunir-se em algum izakaya.

Seijin-Shiki é um evento muito grande para os japoneses. Os jovens são bem-vindos ao mundo dos adultos com grandes festas e cerimônias de maior idade, mesmo em escritórios, universidades e residências.