Acre – Cartilha da Diversidade Religiosa visa estimular a cultura de paz nas escolas

download (1)

Acre – Cartilha da Diversidade Religiosa visa estimular a cultura de paz nas escolas

“Muitos são os caminhos de Deus” é o nome da primeira cartilha da diversidade religiosa para professores, organizada pelo Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre (IEFP). A versão impressa foi lançada nesta terça-feira, 30, em solenidade no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).
O objetivo do material, segundo o presidente do IEFP, Manoel Pacífico da Costa, é fornecer informações referenciadas para docentes do ensino religioso da rede pública do Estado, promover o diálogo inter-religioso e estimular, a partir do ambiente escolar, a tolerância às diversas expressões da fé.
Participaram da formulação do texto cerca de 40 representantes de cinco grupos religiosos de representatividade no estado: católico, protestante, espírita kardecista, de matriz africana e comunidades tradicionais da ayahuasca.
Embora o Estado se declare laico, é facultado o ensino religioso nas escolas, bem como é garantido ao aluno o direito de não assistir às aulas da disciplina. “O papel da religião é oferecer uma resposta às crises sociais e familiares, que são frequentes em nossa sociedade”, afirmou, durante o evento, o pastor Cid Mauro de Oliveira, da Igreja Evangélica Congregacional, ao apresentar sua proposta de aplicação da cartilha.
O padre Massimo Lombardi, reitor da Catedral de Rio Branco, observou que “hoje a religião pode se tornar um motivo de conflito. Mas quando você conhece a espiritualidade do outro, você se desliga do fundamentalismo e se torna uma pessoa de coração grande. O importante é que possamos construir juntos”.
Para Daniel Zen, secretário estadual de Educação “esta cartilha é um grande avanço. Queremos assegurar a diversidade religiosa”, disse.
Compuseram, também, a mesa da solenidade, o diretor de Ensino da SEE Josenir Calixto, o presidente da Casa de Jesus Fonte de Luz Francisco Hipólito de Araújo Neto, o presidente da Federação Espírita do Acre Marconi Gomes, o secretário municipal de Direitos Humanos Evandro Rosas, Íris Célia Cabanellas, do Conselho Estadual de Educação, Elza Lopes, representando a Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco, o pastor da Igreja Quadrangular Afonso Geber e Raimunda Teixeira, do Centro de Umbanda do Bujari.
 

Publicado originariamente em 01 de janeiro de 2013.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image