Acre – UFAC realiza II Simpósio internacional de Religiões na Amazônia Sul ocidental e o IV Colóquio de Religiões e campos simbólicos na Amazônia

download

Acre – UFAC realiza II Simpósio internacional de Religiões na Amazônia Sul ocidental e o IV Colóquio de Religiões e campos simbólicos na Amazônia

O evento ocorreu no Campus da Universidade em Rio Branco (AC), durante os dias 22 a 25 de outubro de 2018, com a participação de pesquisadores, professores e estudantes da região e de outros países.
O evento contou com a participação dos professores Guilhermo Rioja Balivian (Universidade de Pando – Bolívia); Maná Huni Kuin (SEE-AC); Ênio Brito (PUC-SP), entre outros.
O evento, coordenado pelo Professor Francisco Assis, abordou várias discussões sobre as religiões ayahusqueiras, não somente, trazendo várias contribuições de pesquisas realizadas na própria região.
Os minicursos destacaram as religiões afro-brasileiras, categorias de análises sócio antropológicas e a questão da morte e do morrer no ocidente.
Os grupos de trabalho (GT) versavam sobre religiões indígenas, educação e religião, literatura e religião, cura e símbolos nas religiões.
O GT Religião e Educação, já consagrado nos eventos nacionais, pode socializar várias pesquisas na região, com a proposta curricular da rede estadual do Pará; a abordagem da história e cultura afro-indígena numa escola acreana; rituais antropofágicos nas religiões indígenas e elementos teórico-metodológicos no estudo sobre religiões.
Além do GT, a mesa Aplicabilidade do Ensino Religioso e as Dificuldades da Formação Docente, com a participação do professor Rodrigo Santos da ACREPA, versando sobre a profissionalização do cientista da religião no Pará; do Professor Enock Pessoa (UFAC), falando sobre a experiência da especialização da Ciência da Religião para a formação dos professores do Acre e do Professor Cidmauro Oliveira, que trouxe a experiência da SEE-AC na formação e assessoramento dos professores de Ensino Religioso da rede estadual.

    

Fonte: Rodrigo Santos e Elaine Honorato.
Publicado originariamente em 29 de outubro de 2018

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image