Alagoas – Concurso para professores de Ensino Religioso

bandeira-de-alagoas

Alagoas – Concurso para professores de Ensino Religioso

CONCURSO PARA O MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

ESCOLARIDADE EXIGIDA PARA O EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO DO ENSINO RELIGIOSO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ALAGOAS – RESOLUÇÃO Nº 003/2002 –CEE/AL

Art. 9º – consideram-se habilitados para o exercício do magistério do Ensino Religioso em quaisquer anos do Ensino Fundamental:

a) – os portadores de diploma de licenciatura plena em História, Filosofia, Ciências Sociais, Psicologia; b) – os portadores de diploma de licenciatura plena para Formação de Professores para o Ensino Religioso; c) c)- os docentes licenciados portadores de curso de especialização lato-sensu em Ensino religioso ou pós-graduação stricto-sensu na área.

§ 1º – Os portadores de diploma de bacharel em História, Filosofia, Ciências Sociais, Psicologia e Teologia poderão ser considerados habilitados ao exercício do magistério do Ensino Religioso desde que venham a concluir curso de preparação pedagógica em instituição devidamente credenciada, nos termos da resolução nº 02/97, do plenário do CNE.

PROGRAMA

1- FUNDAMENTOS EDUCACIONAIS

· Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional nº 93.94/96 · Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Ensino Médio · Gestão Educacional · Projeto Político Pedagógico · Planejamento Escolar · Avaliação da Aprendizagem · Lei nº 9.475/97 · Resolução nº 0003/2002 e Parecer nº 006/2002 CEE/AL. · 2- CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

a) – Fundamentos Epistemológicos do Ensino Religioso

· Fundamentos históricos, filosóficos, psicológicos e sociológicos das tradições religiosas; · Fenômeno religioso como objeto de estudo no ensino religioso; · Fenômeno Religioso nas tradições religiosas de matriz: indígena, ocidental, oriental e africana.

 

 

b) – Ensino Religioso como área de conhecimento

· Lei nº 9.475/97 que altera o artigo 33 da LDBEN nº 9.394/96; · Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental – Resolução nº 02/9internacional –CEB/CNE; · Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso; · Metodologia do Ensino Religioso; · Resolução nº 003/02 e Parecer nº 006/02 CEE/AL; · Versão preliminar do Referencial Curricular do Ensino Religioso da rede estadual de Ensino – 1999

c)- Livros e Textos Sagrados orais e escritos das tradições religiosas de matriz:

· Indígena, · Ocidental, · Oriental, · Africana.

d)- A matriz religiosa brasileira

· Sincretismo religioso na formação do povo brasileiro. · Diversidade cultural religiosa do povo brasileiro.

e)- Ritos/Mitos e Símbolos nas Tradições Religiosas de Matriz:

· Ocidental, · Oriental, · Africana, · Indígena.

Publicado originariamente em 16 de julho de 2013.

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ALVES, Rubem de Azevedo. O que é religião? São Paulo: Brasiliense, 19internacional1 (Coleção primeiros passos).

BITTENCOURT FILHO, José. Matriz religiosa brasileira. Religiosidade e mudança social. Petrópolis: Vozes, 2003. BOWER, John. Para entender as religiões. São Paulo: Ática, 19internacional5.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Memórias do sagrado. Estudos de Religião e Ritual. São Paulo: Paulinas, 19internacional5.

CARON, Lurdes. (org.). O Ensino Religioso na nova LDB: Histórico, Exigências, Documentário. Petrópolis. Vozes, 199internacional.

FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. O Ensino Religioso: tendências, conquistas e perspectivas. Petrópolis: Vozes, 1996.

FÓRUM NCIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso. São Paulo: Ave Maria – 2ª Ed.. 1997.

JUNG, Carl Gustav. Psicologia e Religião. Petrópolis: Vozes, 197internacional.

PIAZZA, Waldomiro º Introdução a Fenomenologia Religiosa. Petrópolis, Vozes: 19internacional3

SCHLESSINGER, Hugo e Porto. Crenças, Seitas e Símbolos Religiosos, São Paulo: Paulinas, 19internacional3.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image