Alagoas – SEMED promove capacitação para professores de ensino religioso

bandeira-de-alagoas

Alagoas – SEMED promove capacitação para professores de ensino religioso

A Prefeitura de Aracaju está promovendo um curso intensivo de dois dias (ontem e hoje) para capacitar professores de ensino religioso das escolas municipais. Realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh) Fernando Lins de Carvalho, a capacitação tem como tema o “Ensino Religioso numa sociedade plural”.

O objetivo da capacitação, que está acontecendo durante o dia inteiro, é preparar os profissionais do ensino religioso para que exerçam a profissão com competência e honestidade científica. Cerca de 40 professores estão participando das reuniões que se tornarão quinzenais em breve, até para dar uma formação continuada aos educadores desta área do conhecimento.

Segundo o coordenador de ensino religioso do município, Osório Alves Barreto, a idéia é trabalhar a prática do ensino da religião para professores a cada 15 dias para complementar a formação, incentivando-os a observar o que vem dando certo nas escolas, além de promover troca de experiências entre eles. O curso tem como meta preparar os profissionais para que desenvolvam esta área do conhecimento na sala de aula. “E para tanto, os professores precisam da capacitação porque não existe em Sergipe uma licenciatura em ensino religioso”, afirmou Osório.

O coordenador Osório ainda explicou que, durante o curso, é abordado tudo aquilo que constitui hoje o objeto do ensino religioso, que no caso é o fenômeno religioso, trabalhado a partir do estudo das ciências da religião. “Não é mais no âmbito da teologia que é aplicado o ensino religioso. A Semed tem se preocupado muito com a formação dos professores e o cumprimento do que determina a constituição brasileira a respeito dessa área de estudo”, disse Osório.

Um dos capacitados é o professor Nivaldo Antônio de Jesus, que confirma a importância do curso para os educadores. “É bom porque traz uma nova visão do ensino religioso no Brasil, que preza pela humanização do homem e está desvinculada da antiga idéia de evangelização e catequese. Agora os estudos abordam a possibilidade de convivência pacífica entre os povos”, explicou Nivaldo.

Para a professora de 1º grau e também participante do curso, Hortência Jacaúna, essas aulas são a continuidade de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Semed para dinamizar mais as aulas através de reuniões que abordem o ensino religioso de forma mais específica, se adequando às novidades. “Este trabalho dá um respaldo aos professores para que possam aplicar na sala de aula essa nova forma de encarar o ensino religioso, que aliás, está sendo implantada gradativamente”, opinou Hortência.

Publicado originariamente em 23 de outubro de 2013.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image