Amazonas – Ensino Religioso no AMAZONAS

AMAZONAS

Amazonas – Ensino Religioso no AMAZONAS

A criação da Coordenação de Ensino Religioso (COER), a oferta de curso de Extensão em Ensino Religioso habilitando 50 professores no ano de 2011, a oferta de vagas em concurso especificamente para professores com habilitação na área do Ensino Religioso, o início da Pós-Graduação em Ensino Religioso, com carga horária de 390h, e o processo avançado para oferta de licenciatura em Ensino Religioso, via Plataforma Freire, para habilitar professores que trabalham com Ensino Religioso na rede de ensino, são algumas das ações inovadoras já realizadas e em processo de realização pela Secretaria de Estado da Educação do Amazonas.

De acordo com as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o Ensino Religioso no Brasil é parte integrante da formação do cidadão e constitui disciplina das escolas públicas do ensino fundamental, o qual deve ser assegurado o direito à diversidade religiosa.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado e qualidade do Ensino (SEDUC), tem oferecido este componente curricular em todas as escolas de sua rede de ensino apresentando uma série de significativos avanços. Dentre eles, destacam-se a realização de dois seminários para professores de Ensino Religioso na capital (2010 e 2011) e nove seminários no interior do Estado. Em todos os seminários os professores apontaram as seguintes demandas: criação da Coordenação de Ensino Religioso; aquisição de material didático e pedagógico de ensino Religioso para professores e alunos; oferta de vagas para professores de Ensino religioso nos próximos concursos públicos; formação inicial e continuada para professores de Ensino Religioso.

Das solicitações dos professores já estão sendo implementadas à composição da Coordenação de Ensino Religioso, a Extensão em Ensino Religioso e a especialização em Ensino Religioso.

A Licenciatura em Ensino Religioso está sendo implementada junto à CAPES, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas. No momento o curso já foi aprovado pelo Conselho Superior da Universidade, com previsão de oferta das primeiras vagas no mês de abril de 2012.

No ano de 2010 foi Criado o Grupo de Estudos da Diversidade Religiosa junto à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. É este grupo que executa as Políticas Federais quanto à diversidade religiosa e que cria as Políticas Públicas Estaduais referente à Diversidade Religiosa, bem como se responsabiliza pela difusão das mesmas.

Abrindo as atividades de 2012, será realizado nos dias 17e 18 de janeiro, a primeira REUNIÃO TÉCNICA INTEGRADA DE PROMOÇÃO DO RESPEITO À DIVERSIDADE RELIGIOSA, reunindo os técnicos de diversas secretarias de Estado, secretarias municipais, movimentos sociais, lideranças religiosas e governo Federal. A reunião tem como principal objetivo avaliar e planejar a aplicabilidade das políticas públicas quanto o respeito e a promoção da diversidade religiosa em nosso Estado.

Publicado originariamente em 21 de fevereiro de 2012.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image