Amazonas – I Seminário Estadual de Professores de Ensino Religioso do Amazonas

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Amazonas – I Seminário Estadual de Professores de Ensino Religioso do Amazonas

No período de 01 a 03/08/2013 foi realizado o I Seminário Estadual de Professores de Ensino Religioso do Amazonas, com o tema “O fazer pedagógico do professor de Ensino Religioso Escolar na diversidade cultural e religiosa do Brasil”, sendo seu objetivo principal aprofundar estudos e pesquisas relacionadas com o fazer pedagógico do professor de Ensino Religioso Escolar na diversidade cultural e religiosa do Brasil.
Os proponentes do evento foram: a Secretaria Estadual de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC-ASM), a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUS-AM) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED-Manaus).
O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e nas dependências da Divisão de Desenvolvimento do Profissional do Magistério. Dos 350 participantes estimados, tivemos a presença de 230 que efetivamente cumpriram a carga horária com a duração de 16h.
Dentre as atividades realizadas destacamos: a Mesa I (Quinta feira) Conferência de abertura: O fazer pedagógico do professor de ensino religioso escolar na diversidade cultural e religiosa do Brasil, tendo como objetivo conhecer e analisar as estruturas e formas de organização curricular da educação básica, principalmente a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica – Resolução CNE/CEB Nº 04/2010 e das Diretrizes Curriculares Nacionais Ensino Fundamental de nove anos, tendo como expositores Elcio Cecchetti (FONAPER), Diego Omar Silveira (UEA-Parintins) e Prof. Francisco Sales Bastos Palheta (SEDUC-AM), a Mesa II (Sexta Feira): Ensino Religioso: Metodologia e avaliação, Professor Edeney (FSDB), Maria José (SEMED/DDPM) Mesc. Denis Dalla Vechia. E a Mesa III (Sabado): Ensino Religioso e a Proposta Pedagógica da Escola e Diversidade Religiosa da Amazônia, sendo seu objetivo apontar desafios e perspectivas para a inserção do ER enquanto área de conhecimento na proposta pedagógica da escola. Na qual foram expositores Dr. Ricardo Gonçalves Castro (FSDB), Alex Lacerda Cesário (SEMED/DDPM), Dr. Mário Bueno (FSDB/FBN/UNINORTE) Lídia Helena (SEMED/DEF) e Joaquim Hudsom.
Foram ainda atividades do referido seminário as ações realizadas nas salas temáticas:
Sala 1 com o tema: Interculturalidade e Proposta Pedagógica do Ensino Religioso. Sendo seu expositor o Msc. Cesar Lobato e mediador o Msc. José Francisco do Santos (FSDB), Sala 2 com o tema: Diversidade religiosa do amazonas e Proposta Pedagógica do Ensino Religioso. Tendo como expositor o Msc. Alex Lacerda Cesário e como mediadora a prof. Lídia Helena (SEMED), Sala 3 tendo como tema: Educação em Direitos Humanos e o Ensino Religioso, sendo seu expositor o Msc. Eriberto Barrosos Façanha sendo seu mediador o Dr. Joaquim Udsom de Souza Ribeiro (FSDB), Sala 4 – Tema: Ensino Religioso, didática e prática docente, sendo seu expositor o Msc. Elcio Cecchetti (FONAPER) e sua mediadora a profa. Janete Furtado Lucena (SEDUC/CEPAN), Sala 5 com o tema: Fundamentos Legais do Ensino Religioso e a formação docente para o Ensino Religioso. Sei expositor o Esp. Francisco Sales Bastos Palheta e sua mediadora a professora Esp. Ednelza Higino (SEDUC).
Para melhor organizar as diversas atividades que foram realizadas durante o primeiro SEPERAM seguimos os oito eixos temáticos listados a seguir: Eixo temático I: Organização Curricular do ER na SEDUC: A Partir da nova Proposta Pedagógica Curricular para o Ensino Religioso da SEDUC-AM apontar os conceitos, limites, práticas e possibilidades. Eixo temático II: Interculturalidade e a Proposta Pedagógica do ER: Relações entre diversidade cultural do amazonas, educação intercultural e cotidiano escolar. Conceitos e práticas curriculares na perspectiva de acolhimento, respeito e reconhecimento da diversidade. Eixo temático III: Diversidade religiosa do amazonas e Proposta Pedagógica do ER: Estudos interdisciplinares das relações entre educação, culturas e religiões, tendo como objeto os mitos, textos, ritos, símbolos, princípios, valores, representações, imaginários, linguagens e identidades das diferentes tradições e movimentos religiosos do Amazonas. Eixo temático VI: Educação em Direitos Humanos e o ER: Relações multidisciplinares entre diversidade religiosa e educação em direitos humanos. A contribuição do Ensino Religioso na promoção de uma cultura de direitos humanos na educação básica. Eixo temático V: Ensino Religioso e o Projeto Político e Pedagógico da Escola: O projeto político pedagógico e a organização/gestão dos componentes curriculares. Diversidade cultural religiosa, cultura escolar e os desafios da gestão democrática das relações entre os diferentes sujeitos da comunidade escolar. Eixo temático VI: Ensino Religioso e Formação Docente: Tendências, perspectivas e abordagens teórico-metodológicas no processo de formação inicial e continuada dos profissionais de Ensino Religioso. As diferentes iniciativas para habilitação e formação de professores de Ensino Religioso: graduação, pós-graduação, seminários, congressos, fóruns, debates e similares. Eixo temático VII: Ensino Religioso e o rendimento escolar: Concepções, objetivos, conteúdos, metodologias e procedimentos avaliativos concernentes aos processos de ensino-aprendizagem em Ensino Religioso na Educação Básica. Socialização de atividades de aprendizagem e práticas pedagógicas em Ensino Religioso. Eixo temático VIII: Fundamentos Legais do Ensino Religioso: Breve panorama histórico/legal da evolução do Ensino Religioso Escolar no Brasil atendo do às questões da laicidade, obrigatoriedade e facultatividade do Ensino Religioso Escolar.
Por fim, contamos ainda com apresentações culturais na abertura e encerramento do seminário com o objetivo de proporcionar momentos de confraternização entre os participantes, bem como o conhecimento de algumas manifestações culturais locais. Realizado por alunos de duas escolas municipais, duas escolas e do grupo Cultural Mutalembê.
Como de praxe foi realizada no final de cada momento do encontro a avaliação do mesmo por meio de uma ficha a ser respondida por todos os participantes, considerando as principais dificuldades encontradas no exercício das atividades referentes ao Ensino Religioso Escolar, na sequência apresentamos a tabulação final dos pontos mais importantes no parecer da Comissão de Ensino Religioso.
OBS: Os números ao lado de cada item, representa a quantidade de participantes que opinaram sobre o mesmo assunto fidedignamente.
01 – Falta de material didático 181.
02 – Que sejam realizados mais encontros desse tipo 150.
03 – Que seja realizada a promoção a habilitação dos professores de Ensino Religioso 190.
04 – Que este encontro seja realizado nas escolas 120.
05 – Que os palestrantes estejam mais preparados 30.
06 – Rever o currículo do Ensino Religioso: 150.
07 – Que a SEDUC Melhore a comunicação com os Professores 50.
08 – Mais apoio ao professor de Ensino Religioso por parte da SEDUC: 150.
09 – Que a SEDUC Providencie Material de áudio-visual e de informática para o Ensino Religioso 150.
10 – Definir Local mais centralizado para os próximos encontros: 130.
11 – Dar mais dinamicidade ao encontro com vídeos, PPT, exposição de trabalhas práticos: 120.
12 – Dar a disciplina o mesmo tratamento dos demais componentes curriculares: 190.
13 – Ampliar o encontro para cinco dias: 120.
14 – Realizar oficinas práticas sobre metodologia do Ensino Religioso: 130.
15 – Que a SEDUC Crie um site sobre Ensino Religioso: 140.
16 – Que a SEDUC defina claramente os critérios para lotação de professores de Ensino Religioso seja para concurso ou para Processo Seletivo.
Ainda foi solicitado dos participantes que Sugerissem Quais temas gostariam que fossem trabalhados nos próximos encontros. A variedade formal e temática dos assuntos sugeridos foi muito rica. Tentamos resumir e dar forma objetiva, dando melhor redação aos temas, o resultado final está contemplado na relação temática que apresentamos a seguir:
01 – Como educar no Ensino religioso no sec. XXI 30
02 – A religião no âmbito Familiar 20
03 – Família como principal elo na formação de professores 38.
04 – A importância da religião na formação da personalidade 80.
05 – Re-construção do currículo e apresentação de material didático para professores 150.
06 – Diversidade religiosas e homo-sexualismo 40
07 – Diversidade Religiosa e currículo do Ensino Religioso 140.
08 – Violência e religiosidade 90.
09 – Como trabalhar no Ensino Religioso Violência, família, escola e drogas 80.
10 – A valorização do Ensino Religioso como Componente Curricular 110.
13 – Metodologia pedagógica para Ensino Religioso 100.
13. O amor ao próximo e a Sabedoria nas diversas religiões 70.
14 – O Ensino Religioso e Sua importância Para o mercado de trabalho. 140.
15 – Fundamentos de ética e diversidade cultural Religiosa no Amazonas 130.
16 – Pluralidade cultural e as expressões do fenômeno religioso no Amazonas. 130.
Publicado originariamente em 04 de setembro de 2013.
/ Brasil

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