Amazonas – Novas diretrizes do Ensino Religioso serão discutidas para Manaus

AMAZONAS

Amazonas – Novas diretrizes do Ensino Religioso serão discutidas para Manaus

Uma nova proposta pedagógica para o Ensino Religioso nas escolas públicas de Manaus será tema da reunião da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (Comed/CMM), presidida pela vereadora Therezinha Ruiz (DEM), neste mês de setembro. O evento reunirá professores, pedagogos, representantes da Divisão do Ensino Fundamental (DEF), dos Conselhos Estadual e Municipal de Educação (Seduc/Semed) e membros de entidades religiosas de Manaus. A reunião acontecerá às 9h, na sala de reunião nº. 4, no 2º andar da CMM.

De acordo com Therezinha Ruiz, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a Lei n. 9.394/96, institui o Estado e município como responsáveis pelo desenvolvimento do plano pedagógico e também pelo treinamento de seus profissionais que atuaram com a disciplina de Ensino Religioso.

Para a vereadora Therezinha Ruiz, a disciplina não pode sofrer influência de doutrinas religiosas. “O conteúdo ensinado em sala de aula não deve influenciar os alunos a seguir uma religião que não é a sua de costume”, ressalta a parlamentar.

A vereadora destaca ainda que durante o encontro será discutida a não obrigatoriedade da matéria nas escolas. “Acredito que o Ensino Religioso possa ser opcional, o aluno que não quiser fazer a disciplina pode desenvolver outra atividade oferecida pela escola”, destaca Therezinha.

O Brasil é um país com uma extensa diversidade de denominações religiosas. A Lei Federal n.9.475/97, assegura a todo cidadão o direito a um aprendizado laico, ou seja a imparcialidade em assuntos religiosos, e determina também que todas as entidades civil sejam ouvidas pelos sistemas de educação do estado e município, na preparação do conteúdo a ser aplicado nas salas de aula.

Os assuntos debatidos durante o encontro serão levados aos secretários de educação do estado e município, como proposta de estruturação do Ensino Religioso nas escolas públicas de Manaus.

Publicado originariamente em 30 de setembro de 2013.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image