Amazonas – Professores de Ensino Religioso e Artes da SEMED/ Manaus visitam Mesquita Islâmica.

AMAZONAS

Amazonas – Professores de Ensino Religioso e Artes da SEMED/ Manaus visitam Mesquita Islâmica.

Os Professores da Disciplina Ensino Religioso e Artes da Rede Municipal de Ensino participaram através da DDPM (A Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério) de uma visita a Mesquita e Templo Islâmico em novembro de 2018, localizado na rua Ramos Ferreira, no Centro da Manaus.
Segundo o Presidente Sheik Walid Ali Musa Saleh diz que ” é um motivo de orgulho e de grande importância a visita dos professores, pois os professores são formadores de opinião, são formadores de uma nova geração que na mão deles está o fato de tirar o preconceito que já vem muitas vezes formados na cabeça dos alunos e passar pra eles o conhecimento correto e conceituar de maneira certa o que é o islamismo e todas as demais religiões”.
“O Islamismo é religião de submissão, religião da paz, impossível uma religião de paz pregar o terrorismo, ou a falta de tolerância, o que acontece é uma falha na interpretação sobre a religião islâmica”, disse.
O presidente revela ainda que após a inauguração foi 12/09/2012 do Centro Islâmico em Manaus, o número de conversões aumentou consideravelmente. “Desde a inauguração do Centro, nós já registramos um aumento no número de conversões ao islamismos. Entre membros e visitantes nós temos em torno de 400 pessoas que frequentam o lugar e que o templo é um lugar de oração entre os irmãos islâmicos, é um lugar de encontro religioso” . Frisou
O Professor Mestre e formador da DDPM Roberto Porto disse que essa formação é de grande valia para o Professor de Ensino Religioso pois este tipo de evento agrega valores a esse processo formativo que é o Centro de formação DDPM. Nós estamos encampando essa luta no processo de formação e esse encontro como hoje tem um caráter bastante elucidativo ele ajudou para contribuir no sentido de derrubar muitos preconceitos que são erguidos em torno da cultura Muçulmana e de certa forma este evento acaba ampliando nossa visão e trazendo conceito claro do que seja a religião islâmica e do seu papel social e religioso e sua contribuição. Temos que compreender que somos irmanados na mesma fé e nos mesmos propósitos com o Deus único que cultuamos das diversas manifestações”. disse.
A Professora e formadora em Ciências da Religião Dra Rosângela Siqueira disse que o caráter da visita tem sido de cunho pedagógico porque o professor trabalha muitas vezes apenas nos livros e aqui está sendo a prática um conhecimento empírico. O professor está tendo a oportunidade e o acesso a um lugar que representa toda uma Religião conhecida mundialmente e tendo acesso as informações de alguém da própria religião que abriu a porta e o espaço para está fazendo uma conversa com o educador tirando todas as duvidas para que ele possa estar bem preparado sabendo como lidar como falar como abordar uma cultura do oriente que está no ocidente e que nos precisamos conhecer. Isso é matéria de extrema importância para nos educadores para que isso possa chegar até as escolas e que nossos alunos tenham esse conhecimento”. O projeto de formação continuada tem o objetivo de proporcionar um planejamento anual com esse objeto de estudo que é o fenômeno religioso, o projeto abarca todas essas questões que estão dentro da nossa realidade amazônica, é importante o professor conhecer os espaços sagrados”. salientou.
A Filosofa Edlaine de Alencar e Professora de Ensino Religioso da Escola Municipal Marly Barbosa Garganta e Escola Municipal Rosa Sverner disse que “formações como esta contribui pra práxis do Professor em sala de aula e que os docentes precisam dessas formações para aumentar suas experiências e aplicarem na prática de forma lógica, objetiva e clara”.
curiosidades
A arquitetura típica por si só chama a atenção com as formas características particulares, mas nos último dias o detalhe em verde e amarelo têm destacado ainda mais as torres altas (minaretes) à distância. Mas por que as torres que antes eram brancas estariam recebendo essas cores? É uma homenagem ao Brasil?
Sim, em um simples gesto a comunidade mulçumana decidiu homenagear o povo brasileiro pintando os minaretes, com as principais cores da bandeira brasileira. É o que conta o presidente do Centro Islâmico no Amazonas, Sheik Walid Ali Musa Saleh.
“Os minaretes estão sendo pintados de verde e amarelo, porque é uma forma singela de homenagear ao povo brasileiro, essa Nação, esse País que abraça e acolhe os mulçumanos de um modo extremamente hospitaleiro e acima de tudo com muito respeito”, diz Saleh Além disso a cor verde representa “Esperança” para os mulçumanos, conta o presidente.
Saleh relata que a decisão em homenagear o Brasil pintando o ponto mais alto da Mesquita, foi decido de forma unânime em comum acordo com a comunidade mulçumana, o gesto é também uma forma de aproximar e incentivar a sociedade em geral a conhecerem melhor sobre o Islamismo e a cultura dos países que praticam esta religião.
Primeira mesquita do Norte
A primeira mesquita do Amazonas levou quatro anos para ficar pronta é a primeira da Região Norte. O templo foi construído com doações da comunidade árabe em Manaus.
Seguindo a arquitetura otomana e persa, que dão vazão aos espaços interiores, a estrutura da Mesquita de Manaus, onde também funciona o Centro Islâmico do Amazonas, recebe o mesmo estilo das demais obras mulçumanas.
Além dos salões para a realização das rezas, a obra conta também com salas de estudos construídas para oferecer cursos sobre a religião e também para ensinar a leitura do Alcorão aos interessados pelo islã.
Visitas
O Centro Islâmico está aberto para visitas às sextas-feiras a partir de 11h, que é quando acontecem cultos. Uma das principais propostas do Centro, observa Saleh, é a de difundir a cultura islâmica. Visitas em grupos escolares ou de acadêmicos podem ser agendadas pelo telefone (92) 9 9999-9517.
Quem tiver interesse em aprender o idioma árabe, em Abril o Centro pretende abrir vagas para novas turmas, as reservas de vagas poderão ser feitas por meio do site: islamismoam.org.br

Fonte: Portal do Russo

Publicado originariamente em 01 de dezembro de 2018

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image