Amazonas – Secretaria Municipal de Educação promove V Encontro Inter-religioso

depositphotos_122499520-stock-photo-waving-flag-of-amazonas-state

Amazonas – Secretaria Municipal de Educação promove V Encontro Inter-religioso

Com o objetivo de socializar conhecimentos sobre culturas, tradições religiosas e filosofias de vida, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou no dia  21/11/2019, o V Encontro Inter-religioso para professores de ensino religioso, assessores pedagógicos, formadores do órgão, além de convidados. O evento aconteceu no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), localizado no bairro Centro, zona Centro-Sul.

A ação permitiu o debate e reflexão das religiões Fé Bahái, União do Vegetal, Judaísmo, islamismo, bem como de matrizes africanas. A 5ª edição foi realizada por meio de mesas temáticas, interação com assembleia e uma conversa informal com representantes das religiões trabalhadas.

O evento foi coordenado pelas pastas de ensino religioso e diversidade da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed. Segundo a assessora de diversidade da rede municipal de ensino, Lídia Oliveira, a ação tem a intenção de trabalhar a questão da intolerância religiosa, com isso o respeito as diferenças, além de trazer à tona pontos como proselitismo e um aprofundamento de religiões praticadas não só em Manaus.

“Essa ação faz parte da continuidade de um trabalho que a rede realiza com intenção de pensar nas diferenças, porque entendemos que a escola é um agente de transformação na sociedade. Portanto, além de alimentar de informação com conteúdos e disciplinas, ela tem o papel de propora cidadania plena parte do reconhecimento das diferenças e de trabalhar com nossas crianças, jovens e adolescentes o respeito ao outro, e esse respeito independe de qualquer diferença”, explicou Lídia.
A assessora destacou ainda que com ação, a Semed pretende dar suporte pedagógico para os professores de ensino religioso enriquecerem seus conhecimentos e métodos de aprendizagem.

“O que queremos com esse trabalho é subsidiar e alimentar com informação os professores de ensino religioso, assessores e formadores para eles trabalhem não só com sua religião, mas sim a questão da diversidade e o respeito a todas as religiões ”, destacou.

A atividade contou com aproximadamente 70 pessoas, além de educadores da Semed, havia representantes da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc) e Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) .
egundo o professor de ensino religioso da Escola Municipal São Judas Tadeu, localizada na zona rodoviária de Manaus, Giordano Costa, que é assíduo na atividade, a ação é vista com espaço de aprendizado, de troca de experiência e que ajuda a promover um trabalho de maior qualidade em sala de aula

“Atividade é muito importante, porque faz que conheçamos ainda mais as religiões, visto que a cada ano surgem novas religiões; também a cada ano traz temas diferenciados, mas que tratam da religiosidade, das religiões, principalmente das estão presentes em Manaus”, afirmou.

Ao final teve o lançamento de boletins informativos das religiões trabalhadas na V edição do evento. Os impressos trazem curiosidades, definições, pilares e o contexto histórico das religiões, bem como de matrizes africanas expostas durante a ação.

Fonte: Emerson Santos / Fotos: Cleomir Santos
Secretaria Municipal de Educação (Semed) / Assessoria de Comunicação

Publicado em novembro de 2019

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image