Amazonas – Seminário de Ensino Religioso no Estado do Amazonas

images

Amazonas – Seminário de Ensino Religioso no Estado do Amazonas

 

Foi realizado nos 03 e 04 de abril de 2013, o 1º Seminário Regional de Professores de Ensino Religioso em São Gabriel da Cachoeira/AM O tema do evento versou sobre O fazer pedagógico do professor de ensino religioso escolar na diversidade cultural e religiosa do Brasil. Sob a coordenação do Prof. Francisco Sales Bastos Palheta (SEDUC), os parceiros promotores foram: Secretaria de Educação e Qualidade do Ensino; Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel da Cachoeira; Gerência de Ensino Fundamental; Coordenação de Ensino Religioso e Coordenadoria Regional de São Gabriel da Cachoeira.

O público alvo foi composto de gestores escolares municipais e estaduais, professores, estudantes, pesquisadores, representantes de movimentos sociais, ONGs e instituições religiosas e demais profissionais interessados no componente curricular Ensino Religioso.

Os objetivos do evento foram: A) Socializar estudos e pesquisas relacionadas com o fazer pedagógico do professor de ensino religioso escolar na diversidade cultural e religiosa do Brasil. B) Socializar pesquisas e espaços pedagógicos relacionados às temáticas da educação básica, C) Refletir o Ensino Religioso na proposta pedagógica da escola e D) Desenvolver a sensibilidade quanto à importância e o valor de cada religiosidade dentro da diversidade religiosa da Amazônia.

Na programação foram desenvolvidas as seguintes temáticas:  Fenomenologia da Religião e Religiosidade, História das Religiões e o direito à diversidade religiosa, das Ciências da Religião ao Ensino Religioso no Amazonas, Ensino Religioso Para quê? metodologia do Ensino religioso, a escola e a educação em direitos humanos e Ensino Religioso e a diversidade Religiosa Indígena no Amazonas.

Participaram do Seminário 64 professores que trabalham com o Ensino Religioso nas escolas estaduais e municipais, gestores escolares, pedagogos e apoios pedagógicos entre outros profissionais da educação que trabalham na Coordenadoria Regional de Educação de São Gabriel da Cachoeira.

De acordo com o Prof. Francisco Sales Bastos Palheta  a proposta foi de levar o seminário de Ensino Religioso para o interior do Amazonas é sempre uma experiência impar, em primeiro lugar pela aceitação e participação dos colegas da Secretaria que trabalham no interior do estado e segundo lugar pela oportunidade de tomar consciência de que nosso desafio é sempre maior do que imaginamos. Tudo é muito gratificante pelo fato de que em todos os lugares onde chegamos com acontecimentos deste porte no que se refere ao Ensino Religioso. Foi um momento de muita alegria, digno de agradecimento por tudo ter ocorrido bem. Tudo que foi planejado foi executado. A satisfação das pessoas e as novas amizades compensam o cansaço que tivemos, afirma o professor.

Publicado originariamente em 24 de abril de 2013.

 

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image