Amazonas – XII SEFOPER

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Amazonas – XII SEFOPER

Neste ano de 2012, o Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso/FONAPER organiza, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas/SEDUC-AM, a Secretaria Municipal de Educação de Manaus/SEMED,  Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos/SEJUS e a Faculdade Salesiana Dom Bosco/FSDB o XII Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso/SEFOPER, cujo tema é Ensino Religioso – área de conhecimento da educação básica: interfaces com a proposta pedagógica da escola.

Enquanto objetivo geral do evento, pretende-se discutir, aprofundar e socializar estudos e pesquisas relacionadas com o Ensino Religioso – área de conhecimento da educação básica – estabelecendo interfaces com a proposta pedagógica da escola, visando analisar e conhecer, de forma multidisciplinar, políticas, concepções e práticas emergentes na/para a educação básica; Discutir e compreender o Ensino Religioso como área de conhecimento da educação básica e suas possibilidades de inserção/implementação na proposta pedagógica da escola; Socializar pesquisas e espaços pedagógicos relacionados às temáticas da educação básica, Ensino Religioso e a proposta pedagógica da escola.

O XII SEFOPER será realizado nas dependências da Faculdade Salesiana Dom Bosco, situada na Av. Epaminondas, 57, Centro, Manaus/AM, cujo fone é (92) 2125.4690 e o site www.fsdb.edu.br, nos dias 13 a 15 de setembro de 2012.

Para inscrição de trabalhos/comunicações, seguem as orientações detalhadas abaixo:

Acadêmicos, pesquisadores e docentes de educação básica, graduação e de pós-graduação são convidados a comunicarem seus trabalhos e práticas pedagógicas no evento. Para tanto, faz-se necessário observar as seguintes condições:  

1)  Serão aceitos até dois trabalhos por autor, mas somente um na condição de autor único. O possível segundo trabalho deverá ser necessariamente em co-autoria;

2)  Os autores e coautores devem preencher a ficha de inscrição do evento (disponível no site do FONAPER) e realizar o pagamento da taxa correspondente;

3)  O texto completo deve ser enviado exclusivamente para o e-mail secretaria@fonaper.com.br até 29 de julho de 2012;

4)  Os dados informados na ficha de inscrição são de inteira responsabilidade dos autores e deverão estar corretos, pois serão utilizados para todos os processos futuros referentes ao autor e/ou ao trabalho (emissão de documentos, publicações, comprovantes e certificados);

5)  O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original;

6)  Os textos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações após o período de submissão. Não se admite mesmo a inclusão e/ou exclusão de coautores;

7)  Todos os textos aprovados serão automaticamente publicados no site do FONAPER e nos anais do evento (em meio eletrônico);

8)  Os autores e coautores, ao enviarem o texto/proposta para avaliação, estarão cedendo ao FONAPER a propriedade literária e todos os direitos autorais do referido trabalho, em versão impressa e eletrônica (CD-ROM e Internet);

9)  O texto completo deverá ter a forma de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências. A análise dos trabalhos obedecerá aos seguintes critérios:

a)  Relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa;

b)  Riqueza conceitual na formulação dos problemas;

c)  Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;

d)  Interlocução com a produção da área;

e)  Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.

10) Todas as proposições de trabalho necessitam se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:

Eixo temático I

Organização Curricular da Educação Básica: políticas, concepções e práticas – Organização curricular da educação básica: conceitos, limites, práticas e possibilidades. Políticas e diretrizes para a educação básica em suas diferentes etapas e modalidades. Áreas de conhecimento, base nacional comum e parte diversificada.

Eixo temático II

Interculturalidade, Currículo e Cotidiano Escolar – Relações entre diversidade cultural, educação intercultural e cotidiano escolar. Diferenças, relações de poder e processos de hibridismos no currículo escolar. Conceitos e práticas curriculares na perspectiva de acolhimento, respeito e reconhecimento da diversidade.

Eixo temático III

Culturas, Religiões e Educação – Estudos interdisciplinares das relações entre educação, culturas e religiões, tendo como objeto os mitos, textos, ritos, símbolos, princípios, valores, representações, imaginários, linguagens e identidades das diferentes tradições e movimentos religiosos.

Eixo temático VI

Diversidade Religiosa e Educação em Direitos Humanos – Relações multidisciplinares entre diversidade religiosa e educação em direitos humanos. O reconhecimento das culturas, histórias, identidades, memórias e valores culturais/religiosos e o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para o enfrentamento de preconceitos, discriminações, intolerâncias e violências religiosas. A contribuição do Ensino Religioso na promoção de uma cultura de direitos humanos na educação básica.

Eixo temático V

Ensino Religioso e a Proposta Pedagógica da Escola – O projeto político pedagógico, a organização/gestão dos componentes curriculares e a implementação do Ensino Religioso – enquanto área de conhecimento – na escola. Diversidade cultural religiosa, cultura escolar e os desafios da gestão democrática das relações entre os diferentes sujeitos da comunidade escolar.

Eixo temático VI

Ensino Religioso e Formação Docente – Tendências, perspectivas e abordagens teórico-metodológicas no processo de formação inicial e continuada dos profissionais de Ensino Religioso. As diferentes iniciativas para habilitação e formação de professores de Ensino Religioso: graduação, pós-graduação, seminários, congressos, fóruns, debates e similares.

Eixo temático VII

Fundamentos e Metodologias do Ensino Religioso – Concepções, objetivos, conteúdos, metodologias e procedimentos avaliativos concernentes aos processos de ensino-aprendizagem em Ensino Religioso na Educação Básica. Construção e análise de recursos e materiais didáticos e paradidáticos. Socialização de atividades de aprendizagem e práticas pedagógicas em Ensino Religioso.

11) O trabalho deverá conter um pequeno cabeçalho, logo acima do texto completo e do resumo, com os seguintes itens, apresentados, obrigatoriamente, na ordem abaixo:

a) Título do Trabalho, com letras maiúsculas negritadas e centralizadas;

b) Nome do autor ou do(s) coautor(es), com iniciais em maiúscula, mais sigla da Instituição, alinhados à esquerda. Em nota de nota de rodapé, informar titulação acadêmica, vinculo institucional, grupo de pesquisa (se houver) e e-mail para contato;

c) Resumo do trabalho, fonte 10, espaçamento simples, contendo, no máximo, 900 caracteres, considerados os espaços;

d) Palavras-chave: de 3 a 5 palavras;

e) Nome do Eixo Temático que está vinculado.

13) O texto na íntegra deverá conter entre 25.000 e 40.000 caracteres, considerados os espaços. Incluir na contagem: título do trabalho; resumo, notas de rodapé, referências e anexos.

14) A formatação dos arquivos deverão seguir as seguintes orientações:

a)    Formato Word;

b)    Papel tamanho A4

c)    Margem esquerda e superior com 3 cm

d)    Margem direita e inferior com 2 cm

e)    Fonte: Arial, tamanho 11 cm

f)     Espaçamento entre linhas: 1,5 cm

g)    Alinhamento: justificado

h)    As páginas deverão ser numeradas a partir da segunda página, com os números situando-se no alto e à direita.

i)      Subtítulos, com iniciais em maiúsculo, alinhados à esquerda e em negrito;

j)      Os arquivos deverão ser salvos com extensão em Word (.doc);

15) As comunicações de trabalho ocorrerão no dia 14 de setembro, das 16h30 às 18h30, de forma concomitante, em 12 salas;

16) Os textos que, por qualquer razão, deixarem de atender, parcial ou integralmente, a qualquer das condições acima, serão excluídos pela Comissão Organizadora.

Publicado originariamente em 08 de maio de 2012.

/ Brasil

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