Bahia – Uma nova MONOGRAFIA sobre o Curso do FONAPER à distância

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Bahia – Uma nova MONOGRAFIA sobre o Curso do FONAPER à distância

ALMEIDA, Eninéia Maria de. O impacto da formação de professores na modalidade EAD para o Ensino Religioso como área do conhecimento no sistema de Ensino público de Barreiras. Monografia de Especialização em Planejamento e Gestão em Sistema de Educação à Distância. Universidade do Estado da Bahia, Barreiras, 2005.

Orientador: Profa. Ms. Marilde Queiroz Guedes

Resumo: O Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso, em 2000, lançou o Curso de Ensino Religioso Capacitação para o terceiro milênio. Extensão Acadêmica na modalidade de Ensino a Distância. Para investigar a repercussão deste curso, unida ao paradoxo da presença obrigatória do Ensino Religioso no currículo das Escolas Públicas, e a formação precária do professor na área do conhecimento religioso. Escolheu-se o tema: O impacto da formação de professores na modalidade à distância para o Ensino Religioso como área do conhecimento no Sistema de Ensino Público de Barreiras – BA. Este trabalho se propõe a identificar os elementos que se relacionam para uma efetiva mudança na forma de tratamento da disciplina Ensino Religioso em escolas do Ensino Fundamental da rede pública. Encontra-se disposto no primeiro capítulo uma visão panorâmica do Ensino Religioso com relevância em aspectos históricos na comunidade internacional e da legislação educacional no Brasil, na Bahia e em Barreiras, reflete-se sobre elementos que influencia a sua condução pedagógica no sistema educacional. O segundo capítulo aborda alguns componentes relacionados à natureza da disciplina como contribuição na formação integral dos educandos. O terceiro capítulo oferece uma compreensão da relação da educação à distância e formação de professores, descreve a experiência do curso de capacitação na modalidade EAD em Barreiras-BA e a partir de amostra de dados da realidade apresenta argumentos para encaminhar questionamentos pertinentes à disciplina que se fazem constantes tanto na ação pedagógica dos professores como nos sistemas. No quarto capítulo há uma contribuição de Curso de Licenciatura de Ensino Religioso na modalidade EAD como perspectiva para responder aos desafios que a área do conhecimento do fenômeno religioso apresenta para os professores que assumem a disciplina no sistema Educacional do Estado e Municípios, assim como menciona o potencial da Bahia e de Barreiras para assumir a formação de professores através de programas EAD na área do Ensino Religioso e em outras áreas do conhecimento das Escolas Públicas de Ensino Fundamental.

Publicado originariamente em 14 de julho de 2013.

/ Brasil

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