Ceará – SEDAS promove Seminário de Ensino Religioso

CEARA

Ceará – SEDAS promove Seminário de Ensino Religioso

A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social (Sedas), iniciou ontem, segunda-feira (19), prosseguindo hoje, terça-feira (20), o I Seminário sobre Ensino Religioso na Rede Municipal de Educação. O seminário é voltado para educadores de ensino religioso da rede municipal de ensino e tem como tema “Ensino Religioso e a Formação para a Cidadania”.

Um dos objetivos do evento é provocar um debate acerca da inserção do reconhecimento do ensino religioso nas escolas da rede municipal, bem como conhecer a proposta pedagógica organizada pela Sedas/CDE, com a colaboração da comunidade escolar, a fim de adequá-la à realidade das escolas. Para isso, é importante a sugestão dos professores participantes do evento.

Buscando desencadear o debate entre os participantes, houve, na manhã de hoje, uma palestra com Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, do Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso, que destacou os pressupostos pedagógicos básicos para a compreensão da disciplina como área de conhecimento.

O professor enfatizou a necessidade de liberdade religiosa e levantou questionamentos sobre a função social e acadêmica do ensino religioso no componente curricular. “A escola não tem símbolo religioso, o professor pode ter, como cidadão”, afirmou o palestrante. Na ocasião, os professores participantes expressaram suas dúvidas e discutiram ativamente a temática.

Durante a tarde de hoje, serão realizados trabalhos em grupo, a fim de que seja feita uma análise sobre a realidade do ensino religioso nas escolas da rede municipal, seguido de uma plenária. Amanhã, no último dia de seminário, ocorrerá a apresentação da Proposta Pedagógica do Ensino Religioso da Sedas, a apreciação e coleta das sugestões de emendas. Além disso, ocorrerá a exposição de trabalhos em grupo e debate.

O evento acontece no auditório do Instituto Municipal de Pesquisas Administração e Recursos Humanos (Imparh), a partir das 8h.

 

Publicado originariamente em 22 de outubro de 2013.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image