Distrito Federal – Curso de Pós-Graduação na modalidade EAD

brasilia

Distrito Federal – Curso de Pós-Graduação na modalidade EAD

Diante inúmeras solicitações sobre Cursos de Pós – Graduação (Especialização) em Ensino Religoso que atenda especialmente em regiões que não são ofertados curso para formação e/ou atualização de professores. Ou que existam cursos que não seja na perspectiva do Ensino Religioso – mas apenas na leitura teológica apresentamos o CURSO DE ENSINO RELIGIOSO na modalidade EAD da Universidade Católica de Brasília que existe desde 2004 – solicitamos ao Prof. Dr. Vicente que apresentasse o curso:

Ensino Religioso e a Formação a distância dos professores 

Prof. Dr. Vicente Paulo Alves

Professor e Coordenador do Curso de Pós-Graduação

 em Ensino Religioso da Universidade Católica de Brasília Virtual.

O curso de Pós-Graduação em Ambiente Virtual da Universidade Católica de Brasília Virtual é pioneiro na formação e atualização dos professores de Ensino Religioso no Brasil, pois vem desde outubro de 2004 inovando e flexibilizado a forma de estudar o fenômeno religioso por meio de conteúdos acessíveis e horários de acordo com a disponibilidade dos alunos.

Já são mais de cinco anos que iniciamos nossos trabalhos e já temos cerca de 100 monografias defendidas e apresentadas ao curso, que versam desde as experiências locais de determinadas formas de ensinar até as reflexões teóricas sobre a metodologia e o Ensino Religioso em geral.

Em média, temos tido no curso uma entrada de professores que já atuam no Ensino Religioso por mais de 3 anos, e que vem da região Norte (10%), Nordeste (20%), Centro Oeste (15%), Sul (15%) e Sudeste (40%). O fato de termos 24 pólos em todas as regiões e praticamente em todos os estados, facilita muito a possibilidade dos alunos irem aos três encontros presenciais, que são momentos de interação pessoal e de avaliação.

As entradas dos alunos ao curso são bimestrais, ou seja, a cada dois meses é possível se inscrever e matricular no curso sem ter que ficar esperando por um semestre ou por um ano, como na maioria dos cursos de pós-graduação. Para determinados professores existe inclusive a possibilidade de bolsas parciais, dependendo das instituições parceiras que contribuem com a formação de seus professores, como os maristas, os lassallistas, os estigmatinos e os(as) salesianos(as), ou a parceria com a Pastoral da Juventude ou dos Movimentos Sociais.

Em termos de números podemos também acrescentar o seguinte: a entrada dos alunos tem sido em torno de 15 alunos por bimestre, sendo que nos 6 bimestres totais do curso temos mantido uma média de 75 alunos. Somos 4 professores que atuam nas disciplinas, chamadas por nós de Unidade de Estudo Autônomo (UEA) e que se revezam na sua orientação. Estas disciplinas estão divididas em dois grandes blocos que compreendem, conforme orientação do FONAPER em:

1 . Fundamentos Pedagógicos do Ensino Religioso

UEA 1 – Diálogo Inter-religioso e Convergência Ética

UEA 2 – Metodologia do Ensino Religioso no Brasil

UEA 7 – Metodologia científica para a síntese monográfica.

2 . Fundamentos Epistemológicos do Ensino Religioso

UEA 3 – O Fenômeno Religioso

UEA 4 – Contexto Histórico das Religiões do Livro

UEA 5 – O Campo das Religiões no Brasil

UEA 6 – Desafios Éticos do Século XXI

O aluno tem acesso à UEA 7 (Metodologia científica para a síntese monográfica) desde o segundo bimestre, sendo que nos dois últimos bimestres é que ele começa sua dedicação exclusiva à escrita da monografia e sua posterior defesa diante de uma banca de professores. A experiência tem sido fascinante e cheia de possibilidades de interação e conhecimento mútuos.

Dessa forma esperamos que nossa contribuição na formação e na atualização dos professores de Ensino Religioso no Brasil possa ser eficiente e de qualidade à medida que fortalecemos a área e possibilitamos que muitos(as) alunos(as) tenham acesso a uma educação flexível e de qualidade.

Publicado originariamente em 08 de fevereiro de 2010.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image