Distrito Federal- Seminário Regional de Ensino Religioso Virtual – Brasília – DF

brasilia

Distrito Federal- Seminário Regional de Ensino Religioso Virtual – Brasília – DF

Aconteceu no dia 17 de setembro de 2007, um Seminário Regional de Ensino Religioso, coordenado pelo Curso da Pós-Graduação em Ensino Religioso da Universidade Católica de Brasília Virtual (UCB Virtual) para comemorar os 10 anos da aprovação do Art. 33 (Lei 9.475, de 22/07/1997). O Seminário foi realizado virtualmente, utilizando o recurso de vídeo-conferência e envolvendo cerca de 30 pessoas, entre alunos(as) do curso, técnicos e autoridades dos seguintes municípios brasileiros: Maceió (AL), Sinop (MT), São Gonçalo (RJ), Pinheiro (MA), Turilândia (MA), Itamonte (MG), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Palmas (TO), Rio Verde (GO) e Brasília (DF).

O tema do Seminário foi “Desafios e perspectivas do Ensino Religioso no Brasil. Balanço dos 10 anos da nova redação do art. 33/LDB”, com as seguintes intervenções:

“Implantação das leis complementares do Art. 33 nos estados” – Prof. Dr. Vicente Paulo Alves; “Cultura e educação: desafios para o ensino religioso” – Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa; “O livro Sagrado e sua utilização no ER” – Prof. MsC. William César de Andrade; “Acompanhamento da mudança da legislação e a problemática enfrentada pelas escolas” – Prof. MsC. Itacir João Piasson. Os participantes avaliaram como uma experiência única e diferente de realização de um Seminário, onde todos tiveram oportunidade de expressar suas idéias e concepções a respeito desse Artigo 33, ainda precisa ser “conhecida, compreendida e executada” (…) pois em “nosso país (…) as novidades, exigências das leis não chegam a todo território nacional com a mesma intensidade. Infelizmente ainda existem autoridades educacionais que chamam a disciplina de Ensino de Religião, nem imaginam que existe um artigo na Constituição e na LDB” (GPERNEWS 109, Editorial).

Publicado originariamente em 13 de outubro de 2007.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image