Espanha – Respeitar liberdade religiosa é dar a cada confissão o que precisa

56869e7ff2cb4dc75c1645aba17b671ctn

Espanha – Respeitar liberdade religiosa é dar a cada confissão o que precisa

Fala o presidente do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos

PAMPLONA, terça-feira, 20 de maio de 2008 (ZENIT.org).- Respeitar a liberdade religiosa é dar a cada confissão o que precisa, declara o presidente do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos, o arcebispo Francesco Coccopalmerio.

«A liberdade religiosa é respeitada quando a cada confissão se dá o que precisa para seu desenvolvimento social e quando isso se faz tendo presente a história e identidade de cada país», assinalou o representante vaticano.

O presidente do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos participou nesta terça-feira, na Universidade de Navarra, de uma homenagem ao canonista Eloy Tejero, por ocasião de seu 70º aniversário, segundo informa um comunicado do centro educativo.

Dom Coccopalmerio assinalou que «nem todas as confissões religiosas, por exemplo, contribuem da mesma forma para o bem social na Espanha, na ordem assistencial, da educação dos jovens e, logicamente, do serviço religioso».

Sua intervenção aconteceu depois que os expoentes da Igreja Católica manifestaram sua preocupação diante do anúncio do governo espanhol de mudar a lei de liberdade religiosa.

Sobre as relações entre a Igreja o Estado, indicou que «há muitos temas que interessam a ambos, como a família, o ensino, a cultura da vida, etc., e nos quais Igreja e Estado devem trabalhar com senso de colaboração para o bem da sociedade. Os problemas surgem quando, por razões de ideologias, procura-se neutralizar a ação da Igreja, e quando se considera como negativa a sua influência para o bem da sociedade», assinalou.

Por último, do pontificado de Bento XVI comentou que «está na linha de continuidade com os pontificados anteriores». Desta forma, quis sublinhar «sua atenção pela legislação da Igreja e pelo ordenamento canônico».

Publicado originariamente em 2008.

/ Internacional

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image