Espírito Santo – A filosofia e a fundamentação crítica do ensino religioso escolar

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Espírito Santo – A filosofia e a fundamentação crítica do ensino religioso escolar

Projeto de Extensão “A filosofia e a fundamentação crítica do ensino religioso escolar Formação de Professores” integrou o Programa de Extensão “Filosofia na Educação Básica: Assessoria e Acompanhamento em Escolas de Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal e Estadual, no Estado do Espírito Santo”. Duração: de março de 2007 até a sua prorrogação para março de 2008 (c.h.: 20 h). A proposta inicial desse Projeto de Extensão era a de trabalharmos, sobretudo, com os professores da rede estadual de ensino pelo “Núcleo de Educação Aberta e a Distância” da UFES por meio de sua capilaridade em todo o Estado do Espírito Santo a partir dos “Centros Regionais de Educação Aberta e a Distância”, ainda no primeiro semestre de 2007, o que possibilitaria a capacitação dos educadores e a multiplicação do conteúdo do curso em escolas públicas municipais e estaduais. – Sub-atividades: 1) MINICURSO: A filosofia e a fundamentação crítica do ensino religioso escolar Este minicurso foi dirigido aos professores da disciplina de Ensino Religioso da rede pública estadual. Os questionamentos trazidos pelas transformações que caracterizam a nossa contemporaneidade em seu aspecto especificamente religioso afetam diretamente as relações estabelecidas entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, acarretando desafios cotidianos para o exercício do magistério da disciplina no âmbito da escola pública. Setor: Departamento de Filosofia/CCHN (Projeto de Extensão aprovado pela Câmara Departamental de Filosofia/UFES conforme Ata de 18/04/2007) Título do Minicurso: A filosofia e a fundamentação crítica do ensino religioso escolar. Professor: Prof. Dr. Marcelo Martins Barreira Público alvo: Educadores da rede pública estadual de ensino. Custo: Gratuito Duração: 10 h/a. Local: Auditório do Diário Oficial. Data: 29/11/2007. Descrição: OBJETIVO CENTRAL Propiciar um espaço de reflexão conjunta para pensar estratégias didáticas e caminhos teóricos alternativos que possam contribuir para a superação dos desafios pedagógicos que se apresentam no cotidiano da sala de aula no tocante ao ensino religioso. Trata-se de sensibilizar, de forma articulada, a relevância política e educativa da diversidade cultural religiosa para a sociedade democrática. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Ao término do minicurso o educador deverá ser capaz de compreender criticamente: • O retorno da religião na sociedade contemporânea; • A religião face à pluralidade de culturas no Estado democrático de direito. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO I. Visão panorâmica da reflexão filosófica sobre a religião: Mito e religião Deus como absoluto e princípio último da realidade A sociedade moderna e o processo de secularização II. Questão atual sobre o ensino religioso: Religião, democracia e diversidade cultural BIBLIOGRAFIA BÁSICA (textos fotocopiados para os professores) ELIADE, M. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Martins Fontes, 1999. FIROLAMO, G., & PRANDI, C. As ciências das religiões. São Paulo: Paulus, 1999. VATTIMO, G. Depois da cristandade. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2004. BIBLIOGRAFIA GERAL DERRIDA, J. & VATTIMO, G. (org.). A religião. O seminário de Capri. São Paulo: Estação Liberdade, 2000. ESTRADA, J. A. Deus nas tradições filosóficas. São Paulo: Paulus, 1994, 2 vols. GIRARD, R. A violência e o sagrado. São Paulo: Paz e Terra, 1998. SCHAEFFLER. R. Filosofia da religião. Lisboa: Ed. 70, 2002. STACCONE, G. Filosofia da Religião. Petrópolis: Vozes, 1991. SUZUKI, D. T. Mística: Cristã e Budista. Belo Horizonte: Itatiaia, 1976. VATTIMO, G. Acreditar em Acreditar. Lisboa: Relógio D’Água, 1998. VAZ, H. C. de L. Experiência mística e filosofia na tradição ocidental, São Paulo, Loyola, 2000. ZILLES, U. Filosofia da Religião. São Paulo: Paulus, 2002. METODOLOGIA Exposição dialogada. RECURSOS DIDÁTICOS Textos para estudo. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A avaliação se realizou por meio de um instrumental específico e preenchido individualmente (o resultado final ainda está sendo tabulado pela Sedu), que teve, em seu final, uma ampla aprovação dos participantes.

2) MINICURSO: A filosofia e a fundamentação crítica do ensino religioso escolar. Por solicitação da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Cariacica, o Projeto de Extensão teve de ser prorrogado para este ano. O minicurso orientou-se, em especial, aos professores da disciplina de Ensino Religioso da rede pública municipal da Prefeitura Municipal de Cariacica, mas houve a presença também de diretores de escolas e de pedagogos. O minicurso teve o mesmo programa e carga horária do realizado na Sedu, com a diferença de que se deu em dois módulos ocorridos nos dias 08 e 15 de março de 2008. Os participantes — professores, diretores, pedagogos — tiveram a expectativa atendida e ficaram amplamente satisfeitos com o conteúdo trabalhado no minicurso, solicitando-me um maior aprofundamento da temática, conforme se pode confirmar pelos instrumentos avaliativos.

Publicado originariamente em 15 de outubro de 2013.

/ Brasil

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