Espírito Santo – II Seminário da Faculdade Castelo Branco

bandeira-espirito-santo_1_630

Espírito Santo – II Seminário da Faculdade Castelo Branco

No dia 18 de setembro, aconteceu no Ginásio de Esportes da FCB o II Seminário de Ensino Religioso, com o tema “O TRATAMENTO DIDÁTICO DO ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PLURAL”. A palestra foi proferida pelo professor Doutor Edebrande Cavalieri, filósofo e especialista em Ciências da Religião e grande pesquisador da referida área no Brasil. O evento contou com a participação de alunos dos cursos de Pedagogia, Geografia e História da FCB, além de professores e gestores das redes municipal, estadual e particular de ensino de Colatina. O objetivo do seminário foi instrumentalizar os estudantes da área educacional, professores e gestores sobre a importância de se trabalhar o Ensino Religioso na escola sem proselitismo à luz da legislação brasileira vigente.

O professor abordou o tema de forma didática, fazendo uma análise histórica da disciplina no Brasil, além de apresentar dados referentes à diversidade religiosa no Espírito Santo.

Para o pesquisador, o professor de Ensino Religioso precisa ser um cientista da Religião e neste contexto, conhecimentos históricos, filosóficos, sociológicos, psicológicos e antropológicos fundamentam a prática em sala de aula com metodologias dinâmicas que abordem os eixos da disciplina propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais: Culturas e Tradições Religiosas, Escrituras Sagradas e/ou Tradições Orais, Teologias, Ritos e Ethos.

Os participantes do seminário tiveram a oportunidade de conhecer os fundamentos históricos e didáticos do Ensino Religioso, disciplina obrigatória dos horários normais das escolas públicas, na Educação Básica.

Publicado originariamente em 17 de outubro de 2012.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image