Espírito Santo – O Componente Curricular do Ensino Religioso na Rede Municipal de Vitória

bandeira-espirito-santo_1_630

Espírito Santo – O Componente Curricular do Ensino Religioso na Rede Municipal de Vitória

O Fórum Municipal de Educação de Vitória – FMEV, realizou  uma Mesa de debate, sobre o tema “O Componente Curricular do Ensino Religioso na Rede Municipal de Vitória”, no dia 20 de setembro de 2016, de 14h às 17h, no Auditório da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos – SEMCID”.
O debate foi muito importante, uma vez que tratou de uma temática de grande relevância no contexto escolar/educacional das escolas públicas de Vitória, que até o momento não oferece o componente curricular na rede de ensino.
Essa mesa foi composta por quatro debatedoras (es):
A profª Drª Angela Francisca Caliman Fiorio – Gerente de Ensino do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Vitória; o prof. Dr. Edebrande Cavalieri da UFES -Universidade Federal do Espírito Santo; a professora Eliane Maura Littig Milhomem de Freitas – membro do CONERES ( Conselho do Ensino Religioso do Espírito Santo) e doutoranda em Ciências da Religião e Moacir Alves Rodrigues – Fórum Capixaba em Defesa da Liberdade e da diversidade Religiosa.
A mesa foi mediada pela profª Mestra Heloisa I. S. Carvalho, Coordenadora do Fórum Municipal de Educação de Vitória e Coordenadora da CEAFRO-CERER/SEME.
O debate foi bastante intenso demonstrando que embora a SEME/Vitória tenha atendido a legislação e buscado junto aos/as professores/a a discussão e a construção da proposta curricular da disciplina do Ensino Religioso, há ainda preocupações e resistências devido a questões como: fragilidade do currículo do Ensino Religioso e da formação dos/as professores/as, desrespeito à diversidade religiosa e o preconceito racial que ainda é muito latente. Acreditamos que o momento possibilitou uma “boa conversa” sobre o ER, e ainda a perspectiva de continuar o diálogo.
 
 
Publicado originariamente em 25 de setembro de 2016.
 
/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image