Espírito Santo – Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino Religioso

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Espírito Santo – Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino Religioso

Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino Religioso FTU

FORMA DE OFERTA: Presencial

COORDENAÇÃO ACADÊMICA Professor Doutor Carlos Eduardo Brandão Calvani

01. Certificação

A Certificação será feita pela Faculdade Teológica Unida – FTU, Instituição de Ensino Superior devidamente credenciada pela Portaria MEC no. 3.914 de 14 de novembro de 2005, publicada no DOU de 16 de novembro de 2005. O Curso está de acordo com a resolução CNE/CES no. 01 de 03/04/01 e é reconhecido pelo MEC.

02. Justificativa

Na nova LDB, o Ensino Religioso nas escolas é parte integrante da formação básica da pessoa e, portanto, integrante do currículo, sendo reconhecido como área de conhecimento. A característica plurirreligiosa e a realidade escolar desafiam educadores e educadoras a uma contínua reflexão sobre sua práxis. Diante da multiplicidade religiosa presente na escola, busca-se cada vez mais uma cooperação inter-religiosa. O presente Curso apresenta-se como um projeto de formação de profissionais de alta capacitação para atuar nessa modalidade de educação.

03. Objetivos Gerais

• Capacitar educadores e educadoras para uma atuação didático-pedagógica dentro da realidade específica do ensino religioso na rede pública e particular; • Conhecer e sistematizar os elementos básicos que compõem o ensino religioso na sua dimensão epistemológica, ecumênica e pedagógica; • Oportunizar uma melhor capacitação para a atuação através do intercâmbio com experiências de prática educacional religiosa; • Subsidiar profissionais da área da educação com uma metodologia adequada ao exercício da cidadania.

04. Público-Alvo

Professores e professoras de Ensino Religioso com graduação/licenciatura, pessoas graduadas/licenciatura interessadas na área, graduados/licenciatura em áreas afins.

05. Carga Horária

O Curso está estruturado em 10 Disciplinas presenciais ministradas as sextas-feiras no período noturno sábados no período diurno, totalizando 405h/aula. Para efeito de cálculo é computada a Hora/aula de 50 min de acordo com a LDB. Não fica aqui computado o tempo investido na elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso.

06. Período e Periodicidade

• Sextas e Sábados – Aulas em finais de semanas alternados. Na sexta-feira das 18:00h às 22:20h e no sábado das 08:00h às 18:20h, totalizando 15 horas/aula por final de semana. O período será de 13 meses.

• Data de início do Curso: 1o. de dezembro de 2006 • Data de encerramento do Curso: 22 de dezembro de 2007

07. Metodologia

A metodologia aplicada neste curso tem como diretriz a realização de debates sobre as principais questões inerentes ao campo da aprendizagem, a partir de diferentes orientações teórico-conceituais de forma a permitir a análise de casos concretos/situações reais que compõem o cotidiano do professor.

Todas as Disciplinas serão avaliadas. Ao final do curso os alunos deverão apresentar monografia como trabalho de conclusão de curso.

O aluno deverá elaborar individualmente sua monografia como trabalho de conclusão de curso, ficando a cargo do professor a competência de avaliar, no máximo, quatro monografias ou trabalhos de conclusão de curso por turma.

As monografias como trabalhos de conclusão de curso deverão ser enviados aos respectivos professores das disciplinas, para as suas avaliações e emissão de notas, as quais deverão constar no histórico escolar existente no verso do certificado de conclusão de curso.

O prazo máximo para entrega de monografia ou trabalho de conclusão de curso será de 3 (três) meses após a conclusão do último módulo do curso. 08. Critérios de Seleção

Os critérios de seleção de alunos são a apresentação da documentação abaixo:

• Fotocópia autenticada do diploma de curso superior ou declaração com firma reconhecida de sua respectiva conclusão. • Fotocópia autenticada da carteira de identidade e cadastro de pessoa física (CPF). • Fotocópia do comprovante de residência. • 2 fotos 3×4. • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais assinado • Ficha de Inscrição devidamente preenchida.

09. Sistema de Avaliação

Ao final de cada disciplina o aluno deverá ter um mínimo 75% de freqüência e ter sido aprovado pelo Professor com nota igual ou superior a 7,0. Ao final do curso o aluno deverá apresentar monografia ou trabalho de conclusão de curso devidamente avaliado pelo respectivo Professor-Orientador com nota igual ou superior a 7,0 para ser aprovado.

Por sua vez, ao final de cada disciplina, os alunos avaliarão o Professor e a Coordenação Acadêmica do Curso, com critério que vão de 1 a 5, assim como, farão sugestões e recomendações para melhoria da disciplina e do curso. Estas avaliações serão consolidadas e todos os elementos avaliados deverão receber nota igual ou superior a 3,5 (três vírgula três) para serem considerados aprovados pelos alunos.

10. Grade Curricular

DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA

(1) Fundamentos Epistemológicos do Ensino Religioso – 30 h/a (2) Didática no Ensino Religioso – 60 h/a (3) Religiões e Textos Sagrados – 60 h/a (4) Psicologia e Fenômeno Religioso – 30 h/a (5) Metodologia da Pesquisa Científica – 60 h/a (6) Cultura e Tradições Religiosas – 45 h/a (7) Ética e Ensino Religioso – 30 h/a (8) O Homem e o Fenômeno Religioso – 30 h/a (9) Temas Atuais em Sociologia da Religião – 30 h/a (10) Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso – 30 h/a

TOTAL – 405 h/a

11. Calendário de Aulas – (Sujeito à Alterações)

Turma 01 – Sextas e Sábados

DIA/MÊS E DISCIPLINAS

17,18 de Nov/06 – Fundamentos Epistemológicos do Ensino Religioso 01,02 de Dez/06 – Fundamentos Epistemológicos do Ensino Religioso 15,16 de Dez/06 – Religiões e Textos Sagrados 26,27 de Jan/07 – Religiões e Textos Sagrados 09,10 de Fev/07 – Religiões e Textos Sagrados 23,24 de Fev/07 – Religiões e Textos Sagrados 09,10 de Mar/07 – Cultura e Tradições Religiosas 23,24 de Mar/07 – Cultura e Tradições Religiosas 13,14 de Abr/07 – Cultura e Tradições Religiosas 27,28 de Abr/07 – Metodologia da Pesquisa Científica 11,12 de Mai/07 – Metodologia da Pesquisa Científica 25,26 de Mai/07 – O Homem e o Fenômeno Religioso 15,16 de Jun/07 – O Homem e o Fenômeno Religioso 29,30 de Jun/07 – Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso 13,14 de Jul/07 – Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso 27,28 de Jul/07 – Didática do Ensino Religioso 10,11 de Ago/07 – Didática do Ensino Religioso 24,25 de Ago/07 – Didática do Ensino Religioso 14,15 de Set/07 – Didática do Ensino Religioso 28,29 de Set/07 – Psicologia e Fenômeno Religioso 19,20 de Out/07 – Psicologia e Fenômeno Religioso 09,10 de Nov/07 – Temas Atuais em Sociologia da Religião 23,24 de Nov/07 – Temas Atuais em Sociologia da Religião 07,08 de Dez/07 – Ética e Ensino Religioso 14, 15 de Dez/07 – Ética e Ensino Religioso

12. Valor do Investimento

O valor total do Curso é de R$ 3.000,00 (Três mil reais) divididos em 13 parcelas fixas de R$ 230,76 (duzentos e trinta reais e setenta e seis centavos).

Haverá uma taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais) de certificação ao final do Curso)

13. Corpo Docente

Prof. Dr. Antônio Donizetti Sgarbi o Doutorado em História e Filosofia da Educação, PUC/SP, 2001. o Mestrado em Educação, PUC/SP, 1997. o Pós-Graduação em Psicopedagogia, Taubaté, 1995. o Bacharelado em Teologia, Taubaté, 1881. o Licenciatura em Pedagogia e Filosofia, Lorena/SP, 1977.

Prof. Dr. Carlos Eduardo Brandão Calvani o Doutorado em Ciências da Religião, UMESP/SP, 1998. o Mestrado em Ciências da Religião, IMS, 1994. o Bacharelado em Teologia, Seminário Teológico de Londrina, 1990. (Curso Reconhecido pela UMESP junto ao MEC).

Prof. Dr. José Bittencourt Filho o Doutorado em Ciências Sociais, PUC/SP, 2001. o Mestrado em Ciências da Religião, UMESP, 1988. o Bacharealdo em Teologia, Seminário Metodista, RJ, 1981. o Licenciatura em Filosofia, Faculdade Dom Bosco, São João Del Rei/MG, 1981.

Prof. Dr. José Lisboa Moreira de Oliveira o Doutorado em Teologia Sistemática, Universidade Gregoriana de Roma, 1991. o Mestrado em Teologia Sistemática, Nápoles, 1989. o Bacharealdo em Teologia, Universidade Gregoriana de Roma, 1982. o Licenciatura em Filosofia, UCSAL, 1979.

Prof. Dr. Marcos Antônio Farias de Azevedo o Doutorando em Teologia, PUC/RJ, 2006 o Mestrado em Teologia, PUC/RJ, 1996 o Pós-Graduação em Teologia e História, São Paulo/SP, 2002 o Bacharelado em Teologia, Rio de Janeiro/RJ, 1988

Prof. Ms. Helder Salvador o Mestrado em Direito Canônico, Roma, 1994 o Mestrado em Filosofia Teorética, Roma, 1994 o Pós-Graduação em Formação de Educadores, Florianópolis, 2003 o Bacharelado em Teologia, Vitória, 1990 o Licenciatura em Filosfia, SP, 1986

Prof. Ms. Sérgio Luiz Marlow o Mestrando em História Social das Relações Políticas, UFES, 2006 o Licenciatura em História, UFES, 2002 o Bacharelado em Teologia, São Leopoldo/RS, 1994

Profa. Dra. Leide Bela de Brito Analia da Costa o Doutoranda em Ciências da Religião, PUC/SP, 2006 o Mestre em Educação, UFES, 2003 o Pós-Graduação em Administração Educacional, Pedagogia Empresarial e Filosofia da Religião. o Licenciatura em Pedagogia, UFES, 1990.

Profa. Dra. Rute de Albuquerque Tavares o Doutorado em Ciências da Religião – UMESP, São Bernardo do Campo/SP, 1997. o Mestrado em Psicologia – Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro/RJ, 1981. o Especialização Lato Sensu em Psicologia Clínica – UFES, Vitória/ES, 1985. o Bacharelado em Pedagogia – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES. 1971. o Licenciatura em Pedagogia – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES. 1968.

Prof. Ms. Otaviano Afonso Pereira o Mestrado em Educação – UFES, Vitória/ES, 1995. o Especialização em Filosofia da Religião – PUC/MG, 1991. o Especialização em Estudos dos Problemas Brasileiros – UFES, Vitória/ES, 1980. o Licenciatura em Estudos Sociais – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis/SP, 1979. o Bacharelado em Teologia – Seminário Teológico Presbiteriano do Centenário/Rio de Janeiro/RJ, 1978. o Licenciatura Plena em Filosofia – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mogi das Cruzes/SP, 1972.

Prof. Ms. Alonso Paes dos Santos o Mestrado em Educação – UFES, Vitória/ES, 1998. o Especialização em Metodologia do Ensino Superior – Fundação Educacional Presidente Castelo Branco, Colatina/ES, 1995. o Especialização em Orientação Educacional – PUC/MG, 1988. o Bacharelado em Teologia – Seminário Teológico Presbiteriano do Centenário, Vitória/ES, 1971.

Prof. Ms. Ulysses Roberto Lio Trópia o Mestrado em Patrística e Patrologia – Augustinianum de Roma/Itália. o Bacharelado em Teologia – Faculdade Nossa Senhora da Assunção, São Paulo/SP.

Prof. Esp. Gertraude Wanke o Especialização em Psicologia Educacional – PUC/MG, 1989. o Licenciatura em Psicologia – Universidade Metodista de Piracicaba/SP, 1984. o Licenciatura em Pedagogia – Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, São João Del Rey/MG, 1976.

Publicado originariamente em 23 de dezembro e 2013.

/ Brasil

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