Europa – Diálogo Inter-cultural

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Europa – Diálogo Inter-cultural

A publicação do “Livro Branco sobre o diálogo intercultural” (maio 2008) suscitou reações positivas em diversas áreas da cultura e da política. O grupo de CoGREE (Grupo Coordenador de Educação Religiosa na Europa), localizado no Comenius-Institut, Universidade de Münster, apresentou um projeto de Declaração sobre a promoção de uma adequada aplicação nos vários domínios da vida e da ação aviação civil na Europa.

No vasto horizonte das instituições de ensino envolvidas, gostaríamos de enfatizar o que é chamado em particular para a educação (n º s 8-11). Os primeiros signatários da declaração, James Barnett e Peter Schreiner, são representativos dos relatórios da Comissão sobre a Igreja e inter-Escola (ICCS), em instituições européias, e presidente da própria Comissão e os Comenius-Institut. Cf. o texto completo no site www.cogree.com

“(…) 8. Estamos, portanto, interessados no Livro Branco da ênfase em um imparcial e objetivo sobre a educação religiosa para todas as crianças na Europa. Não obstante o significado religioso dos fatos não é totalmente claro. Embora os jovens devam saber sobre o que as rodeia, como outros dias de festa ou de outros pontos de vista sobre moral, esta é também uma área em que “religiosos educadores” podem contribuir para inter-religioso, bem como a compreensão intercultural e para a instigação do pensamento subjacente o papel branco. Religiosos fatos que são facilmente ensinadas no currículo escolar são necessariamente definidos pela sua recepção na tradição religiosa. Embora eles estejam relacionados à cultura também são freqüentemente, mas não exclusivamente relacionados com a experiência dentro da tradição a que se aplicam. A natureza específica da experiência espiritual reivindicada pelos fiéis religiosos é difícil de definir no âmbito das competências de uma organização política, apesar de adequada educação pode contribuir para uma maior sensibilização aberto. Pode também contribuir abertura, para o desenvolvimento pessoal e insights sobre a consciência dos indivíduos e dos grupos a que pertencem. 9. Religioso educador na Europa tem uma experiência considerável de explorar o conhecimento e incentivar a compreensão de uma série de crenças de uma forma livre de doutrinação sectária. Tal como os jovens necessitam para se tornarem alfabetizados, elas também precisam ganhar as habilidades e atitudes que lhes permitam tornar-se “religiare”, a fim de participar no diálogo intercultural. 10. Acreditamos também que a educação sobre a origem, destino e através da religião é necessária para permitir aos jovens a fazer informadas conceituais e espirituais sentenças. É importante compreender a forma como, na história européia, elementos comuns da história, a prática e reflexão das grandes religiões podem sustentar diferentes pontos de vista. Boa educação também visa ajudar os estudantes a ter em conta a forma como o extremismo religioso pode dizer respeito a hipóteses injustificáveis. 11. Acreditamos que por resonating com a governarão democrática, cidadania e participação, estes desenvolvimentos facilitar a aprendizagem e ensino de competências interculturais. Ao proporcionar um espaço para o diálogo em todos os níveis, desde o local de umas relações internacionais, que exemplificam o “juntaram-se abordagem” que é tão obviamente necessário, enquanto transcendendo aquilo que pode ser imposta pelos procedimentos de diálogo. Em nos comprometendo a cooperação com as iniciativas do Conselho da Europa, nós gostaríamos de ver mais trabalhos nesta área. Por isso, aguardo com expectativa a continuação do desenvolvimento da Wergeland Centro e instá-lo a empenhar-se seriamente com a educação religiosa e sem reticências. Munster, 07 de Janeiro de 2009 (reformulado por James Barnett & Peter Schreiner)

Publicado originariamente em 11 de janeiro de 2013.

/ Internacional

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