Goiás – II Congresso Internacional em Ciências da Religião

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Goiás – II Congresso Internacional em Ciências da Religião

TRABALHOS SOBRE O ENSINO RELIGIOSO APRESENTADOS NO II CONGRESSO INTERNACIONAL EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO – IX SEMANA DE ESTUDOS DA RELIGIÃO – Novas Tendências em Sociologia da Religião (29 a 31 de outubro de 208 – Auditório do Básico da UCG – Área II)

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião – Mestrado e Doutorado – da Universidade Católica de Goiás tem por objetivo incentivar a pesquisa e a produção científica sobre o fenômeno religioso em sua constituição epistemológica, cultural e sua significação como fato social; promover a formação científica aprofundada de docentes e pesquisadores(as) para uma melhor compreensão das formas históricas da religião e de sua interação com a cultura e as transformações sociais.

Uma das linhas de pesquisa do Programa é a investigação das interações entre Religião e Movimentos Sociais. No referido bloco pesquisam-se as instituições religiosas, os movimentos sociais e religiosos, na perspectiva da sociologia da religião e de outras disciplinas afins, priorizando a análise da relação entre as diferentes categorias sociais marginalizadas e o fenômeno religioso. Neste sentido, a realização do II Congresso Internacional em Ciências da Religião, cujo tema é “Novas tendências em sociologia da religião” apresenta-se como um meio privilegiado para o Programa concretizar seus objetivos.

O debate sobre “Novas tendências em sociologia da religião” justifica-se, uma vez que: as mudanças ocorridas no campo religioso e na sociedade; as diferentes formas pelas quais as religiões se configuram na atualidade, com suas especificidades internas; as diferentes formas em que as religiões participam da vida pública, adquirem expressão e contribuem para configurar o nosso universo social, para serem compreendidas, exigem de tal ciência uma permanente revisão de suas categorias de análise.

Analisar em profundidade os entrelaçamentos dos fenômenos religiosos com os muitos domínios da sociedade se faz necessário, uma vez que a cada dia se pode perceber mais a fragilidade das fronteiras que separam o sagrado do profano e sobretudo as constantes redefinições pelas quais estas passam. Sendo assim, necessário se faz atentar para as formas em que os princípios religiosos e laicos, em constante e recíproca fecundação, alimentam os dramas sociais correntes, temática essa com a qual se ocupam hoje pesquisadores(as) do mundo inteiro. H:Documents and SettingsuserConfigurações locaisTemporary Internet FilesContent.IE5XNLPA9XMII Congresso Internacional em Ciências da Religião.mht

Nome: Ivan Gadelha Espírito Santo E-mail: ivan.sincope@gmail.com Instituição: UEPA/UFPA Título: Ciências da Religião: Um panorama e seus desafios na região metropolitana de Belém do Pará. Resumo: A realidade nos mostra um olhar da opinião pública em que persiste uma visão confessional sobre as Ciências da Religião, marcado por um Ensino Religioso caracterizado por uma “educação proselitista”. Através de pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas em escolas da rede pública (incluindo educadores, alunos e pais de alunos), identificamos o habitus no qual ocorre essa reprodução de pensamento.

Nomes: Billi Eugênio Coelho Carneiro, Noely Betânia Oliveira Quadros, Josué Calebe S. De Lemos E-mail: cientista_bill@hotmail.com Título: O Ensino religioso em escolas confecionais: a prática do ensino imparcial Resumo: Podemos definir a educação das mais diferentes formas e com parâmetros diversos, mas, em se tratando de seu objetivo final, todas as definições convergem para o desenvolvimento pleno do sujeito humano na sociedade. O Ensino Religioso é a disciplina à qual se confia do ponto de vista da escola laica e pluralista a indispensável educação da religiosidade. Aqui, já vale observar a necessidade de superar uma posição monopolista e proselitista, para que haja uma autêntica educação da religiosidade inserida no sistema público e privado de educação em benefício da população. O Ensino Religioso deve ser tratado como disciplina do currículo escolar, cujos conteúdos devam primar pelo conhecimento religioso que forma consciências e atitudes anteriores a qualquer opção religiosa. Partindo do ponto de vista ético e objetivando a formação moral e intelectual do aluno como individuo criticista e formador de opinião. Tivemos o interesse de abordar este tema com a finalidade de se desenvolver dentro da sala de aula um método de educação religiosa que ajudasse a construir um corpo discente com liberdade de se auto-afirmar quanto ser religioso.

Nome: Rafael Rogério Nascimento dos Santos e Camila de Azevedo Fonseca Rolo E-mail: prof_rafaelsantos@yahoo.com.br Instituição: UEPA/UFPA Título: Ciências da Religião: Um panorama e seus desafios na região metropolitana de Belém do Pará. Resumo: A realidade nos mostra um olhar da opinião pública em que persiste uma visão confessional sobre as Ciências da Religião, marcado por um Ensino Religioso caracterizado por uma “educação proselitista”. Através de pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas em escolas da rede pública (incluindo educadores, alunos e pais de alunos), identificamos o habitus no qual ocorre essa reprodução de pensamento.

Nome: Maria do Carmos Pereira Maciel e Rodrigo Oliveira dos Santos Título: Ações de independência à diversidade religiosa em Salvaterra – Ilha do Marajó Resumo: O Ensino Religioso, como área de conhecimento, é obrigatório a escola. Ele possui como um dos objetivos principais: promover o diálogo interreligioso, ou seja, possibilitar as inúmeras religiões à compreensão de que todas são legítimas, por isso devem ser respeitadas. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Oscarina Santos, no município de Salvaterra, na ilha do Marajó, durante o desfile do dia 07 de setembro de 2008, reforça o grito de independência e declara: Não a intolerância religiosa, o Brasil é laico! A partir do conhecimento da diversidade religiosa que se instaurou em Salvaterra, alunos, professores, comunidade e lideranças religiosas marcham sob a égide do respeito, do diálogo e da tolerância religiosa entre as diferentes maneiras de conceber o sagrado

ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL: DESAFIOS, EMBATES E PERSPECTIVA Fernando Henrique Cavalcante de Oliveira (UNICAMP) Resumo: O ensino religioso é uuma proposta pedagógica e ao mesmo tempo um componente curricular. Nosso povo brasileiro e portanto nosso Estado, constiutui-se de uma sociedade multifacetada e de um pluralismo religioso que requer uma sensibilidade aguçada por parte daqueles que pensam o processo educativo, para não desdobrar-se em preconceitos, conflitos e danos ao espaço democrático de nossas escolas. Nos bastidores de nossa história, temos um proccesso histórico cultural que requer a valorização das etnias presentes, dos símbolos e patrimônio cultural existente dessas etnias. Trazer para o espaço escolar esse universo religioso , procurando demonstrar suas contribuições sociais, sem apelar para o proselitismo e o confessionalismo e a proposta de nosso trabalho observando as diretrizes e políticas da LDB.

O ENSINO RELIGIOSO NO CONTEXTO DO ESTADO LAICO: O CASO DO DISTRITO FEDERAL Mário Sérgio Ferrari (UCB) Resumo: O advento do iluminismo e seus pressupostos racionalistas, marcaram, sobremaneira, a separação entre o Estado e a Religião. É dizerse, entre o poder secular e o poder temporal. Todavia, nem sempre é possível conceber a existência do Estado dissociado dos valores religiosos. Como eixo-paradigmático desta reflexão, compreende-se que o ensino religioso, ao expressar conteúdos que venham ao encontro dos valores universalmente aceitos, e, contribuindo para o processo de coesão social, constitui um demanda de diversos setores da sociedade. Culmina por se inserir, em um contexto mais amplo, no ról das demandas do próprio Estado.

 

 

Publicado originariamente no dia 14 de outubro de 2013.

/ Brasil

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