Distrito Federal – FONAPER incorpora emendas ao documento base da CONAE

brasilia

Distrito Federal – FONAPER incorpora emendas ao documento base da CONAE

Representado por seu Secretário, Prof. Elcio Cecchetti, o FONAPER está participando ativamente da programação da Conferência Nacional de Educação.
Desde segunda-feira (29), o FONAPER vem articulando com delegados de vários estados brasileiros presentes no evento para incorporação da temática da diversidade religiosa no livro base da CONAE, uma vez que todas as emendas referentes ao tema não foram aprovados em cinco ou mais dos Estados da federação.
Todas as emendas sobre diversidade cultural religiosa, aprovadas isoladamente por um ou outro Estado, encontravam-se na última página do Volume II do livro da CONAE. Estas, se não recebessem pedido de destaques, seriam automaticamente rejeitadas e ficariam de fora de livro principal da CONAE.
Na terça-feira (30), o FONAPER apresentou destaque em cinco emendas vinculadas ao Eixo VI Justiça Social, Educação e Trabalho: inclusão, diversidade e igualdade, as quais foram admitidas pela Plenária do Eixo VI ainda no dia de ontem.
No dia de hoje (31), a partir das 9h00, começaram a serem votadas as emendas admitidas pela Plenária do Eixo VI. A sessão acabou as 15h30. Últimas a serem apreciadas, as emendas destacadas pelo FONAPER foram aprovadas por unanimidade e, a partir de agora, farão parte do documento final da CONAE.
As emendas aprovadas são as seguintes:
287 DDDDD- Inserir, no Plano Nacional do Livro Didático-PNLD, de maneira explicita a orientação para introdução da diversidade cultural-religiosa (Emenda 1.357).
287 EEEEE- Desenvolver e ampliar programas de formação inicial e continuada sobre diversidade cultural-religiosa, visando superar preconceitos, discriminação, assegurando que a escola seja um espaço pedagógico laico para todos, garantindo a compreensão da formação da identidade brasileira (Emenda 1.358).
287 FFFFF- Inserir os estudos de diversidade cultural-religiosa no currículo das licenciaturas (Emenda 1.359).
287 GGGGG – Ampliar os editais voltados para pesquisa sobre a educação da diversidade cultural-religiosa dotando-os de financiamento (Emenda 1.360).
287 JJJJJ- O ensino público deve pautar-se na laicidade, sem privilegiar rituais típicos de dadas religiões (rezas, orações, gestos), que acabam por dificultar a afirmação, respeito e conhecimento de que a pluralidade religiosa é um direito assegurado na Carta Magna Brasileira (Emenda 1.363).
Amanhã (01) acontecerá a Plenária Final da CONAE, onde emendas não aprovadas por unanimidade pelas Plenárias de Eixo serão apreciadas pelos mais de 2500 delegados presentes. O evento encerra-se às 18h00.
Publicado originariamente em 01 de abril de 2010.
/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image