Itália – Cidadania e constituição, a ética, os direitos humanos e religião

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Itália – Cidadania e constituição, a ética, os direitos humanos e religião

A partir de Setembro próximo (2009), as escolas italianas de todos os níveis terão início uma disciplina dedicada ao estudo dos valores da cidadania e da Constituição, esta é herdeira da Educação Cívica (1958), dos Estudos Sociais na escola primária (1979), o currículo de Constitucional Cultura (1996); Educação para os princípios fundamentais da convivência civil (2003). A legislação de 1/8/2008, que foi aprovado pelo Conselho de Ministros, previu a criação da disciplina chamada Cidadania e da Constituição, ser colocados em áreas históricas e geográficas e histórico-social, e estará sujeita a uma avaliação específica. No dia 4 de Março deste ano, o ministro Mariastella Gelmini tornou público um documento de abordar a análise das presentes orientações. As razões para a criação do novo curso e não há fácil intuir:

[…] O caminho percorrido pela nossa sociedade, a nível nacional e internacional, tem nas últimas décadas, o problema de pensar sobre os valores cívicos e sociais horizontes mais vastos do que aqueles com os quais eles foram educados gerações presentes antes da escola. Os problemas da planetarização, interdependências, culturas, conhecimento e os direitos humanos, mas também de indiferentismo do fanatismo, do particularismo do crime organizado, as possíveis catástrofes ambientais não só exige um grande esforço de sensibilização, a compreensão, di engajamento crítico, e também tendo o peso de um bem que parece mais problemáticas, do local ao global. E a presença em nossa aula de crianças que vêm de diferentes países com diferentes línguas, culturas, religiões e tradições, coloca o problema da construção de percursos educativos que exploram o diálogo e a comparação entre as diferentes formas em diferentes países, que são aprovados fantasias e elaborar constituições e regras nem sempre são compatíveis com a nossa. As escolhas feitas pela Constituição italiana, em conformidade com a Carta Européia e da doutrina internacional dos direitos humanos constituem não só um fator de identidade para o nosso povo! Mas também uma abertura para a ninguém sobre os direitos de todos e um compromisso com a luta contra a discriminação e prevaricação. Parece pertinente e útil, neste contexto, a Carta dos valores da cidadania e integração (30/04/2007), surgiu a partir de um percurso iniciado pelo ministro do Interior, no segundo semestre de 2006, como parte dos esforços para a integração e coesão social(p.14).

Ao apresentar os conhecimentos e habilidades; para este ensino, e rejeita a segunda volta da escola em termos de núcleos temáticos e os objetivos da aprendizagem, o documento reconhece ministerial e intercepta várias vezes a área de conceitos e valores de natureza ética e religiosa. Inevitável que o novo quadro vem com plenos direitos na dignidade da pessoa humana, os seus direitos, e da solidariedade social, dos laços familiares e sociais e pertencentes à crença, pois, indispensável… uma estreita colaboração – em princípio e na prática – entre esta disciplina e o ensino de religião, cada um com objetivos educacionais específicos, mas também com o óbvio áreas de aprender com o conhecimento, valores cívicos e éticos internalizam, abordagens e metodologias a aplicar as competências a serem adquiridas. 

A proximidade cultural e educacional das duas disciplinas não pode deixar de lamentar, mais uma vez, que o atual Ensino Religioso Católica não pode produzir um currículo completo perfil. Como foi o caso de outras disciplinas, uma verdadeira interação entre estes dois assuntos serão comprometidas ou não, de fato, um pouco prejudicadas por essa fração de não-estudantes, que impede que as duas disciplinas que uma classe grupo normalmente nas duas horas seguintes à sua lição.

Publicado originariamente em 2009.

/ Internacional

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