Minas Gerais – Curso de Especialização em Ensino Religioso em Belo Horizonte

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Minas Gerais – Curso de Especialização em Ensino Religioso em Belo Horizonte

O Centro Loyola de Belo Horizonte está oferecendo uma especialização em Ensino Religioso presencial.
 
 Objetivos do curso
Aprofundar a compreensão do fenômeno religioso e dos seus desafios na cultura contemporânea.
Refletir sobre o papel do Ensino Religioso(ER) na formação integral do ser humano.
Compreender as especificidades do Ensino religioso no contexto da escola confessional ou pública.
Proporcionar acesso a metodologias que estejam voltadas para o ER e suas especificidades quanto a didática, epistemologia, Filosofia e Linguagem.
 
Público Alvo: Professores de Ensino Religioso de escolas públicas e confessionais.
 
Carga horária total: 80 horas/aula
 
Conteúdos:
O Fenômeno Religioso (8 horas/aulas)
O curso pretende analisar o fenômeno religioso atual abordando os seguintes temas: universalidade e particularidade do fenômeno religioso; religiosidade, religião e fé; cultura e religião; experiência e linguagem religiosa. A questão da religião e o sentido da vida; a cultura secular e a crise da religião;
Assessor: Roberlei Panasiewicz
18 de março, sábado, de 8h30 às 17h
 
Panorama religioso atual (8 horas/aula)
O cenário religioso atual e os desafios da cultura contemporânea.
Assessor: Carlos Frederico B. de Souza
1 de abril, sábado, de 8h30 às 17h
 
Fundamentos de Educação Religiosa e Ensino Religioso no Brasil (8 horas/aula)
O Ensino Religioso nas Constituições Brasileiras (Federais e Estaduais), as legislações de ensino consequentes, com prioridade nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a regulamentação dos dispositivos sobre o Ensino Religioso. Aspectos históricos, sócio-políticos e jurídicos. Pressupostos para a normalidade da disciplina no currículo como área de conhecimento e a problemática da formação de professores.
Assessor: Paulo Agostinho Nogueira Batista – PUC-Minas
20 de maio, sábado, de 8h30 às 17h
 
Ensino Religioso na Escola (8 horas/aula)
O papel do ensino religioso escolar na formação integral do ser humano: a confessionalidade da escola e a laicidade do estado; as especificidades do Ensino Religioso no contexto da escola confessional ou pública; ensino religioso e a autocompreensão da dimensão religiosa universal; a legítima utilização de textos sagrados, ritos e símbolos religiosos particulares na sala de aula; a perspectiva religiosa pluralista, a liberdade constitucional de culto, o diálogo inter-religioso e a cultura da paz.
Assessora: Gisele do Prado Siqueira – PUC-MG – Poços de Caldas
3 de junho, sábado, de 8h30 às 17h
 
Psicologia da aprendizagem e ensino religioso (8 horas/aula)
Psicologia do desenvolvimento como processo que visa à maturidade humana: pressupostos para a compreensão do sujeito da educação integral, portador de potencialidades a serem desenvolvidos nas sucessivas etapas da vida. Importância da formação da consciência moral na infância e adolescência.
Assessor: Fernando Genaro Junior – FAJE
1 de julho, sábado, de 8h30 às 17h
 
Filosofia do Ensino Religioso (16 horas/aula)
Diferença entre Ensino Religioso Escolar e Catequese. Os fundamentos, a linguagem e conteúdos do Ensino Religioso Escolar, as especificidades e contribuições do mesmo na formação integral do ser humano: internalização de valores humanos, construção do sentido da vida, contingência e finitude, desenvolvimento da dimensão religiosa (religiosidade), educação para a paz. As etapas do desenvolvimento da consciência religiosa.
Assessor: Pe. Wolfgang Gruen SDB
5 de agosto e 16 de setembro, sábados, de 8h30 às 17h
 
Fundamentos didáticos e metodológicos do Ensino Religioso (16 horas/aula)
Princípios e critérios para a renovação da prática educativa do Ensino Religioso. Fundamentos para compreensão de aspectos didáticos: o texto didático; diretrizes curriculares para os níveis fundamental e médio. Ensino Religioso no Projeto político pedagógico. A pedagogia de projetos. A proposta inter e transdisciplinar como alternativa pedagógica. Outras formas de planejamento em Ensino Religioso. O processo avaliativo adequado. Os conflitos típicos da sala de aula: postura ateia, agnóstica, fundamentalista, indiferentismo religioso, intolerância religiosa.
Assessora: Gisele do Prado Siqueira – PUC-MG
21 de outubro e 11 de novembro, sábado, de 8h30 às 17h
 
Narrativas Sagradas, textos da Literatura Brasileira e Ensino Religioso
A Narrativa Sagrada nas concepções religiosas de vertente indígena e africana. Estudo de textos recolhidos de grupos religiosos afros e das principais lendas e outras narrativas da cultura indígena. Principais gêneros literários do acervo cultural brasileiro, portadores de alguma religiosidade. Leituras de textos selecionados e adequados ao ensino religioso. Critérios para seleção e utilização de textos.
Assessor: Sibélius Cefas Pereira – PUC-MG
2 de dezembro, sábado, de 8h30 às 17h
 
O curso será ministrado nas seguintes modalidades:
– Pós-graduação Lato Sensu – Atualização (para alunos com curso superior)
– Curso Livre de Extensão
 
Documentação necessária: cópia da identidade e do diploma de curso superior (para modalidade de pós-graduação)
Investimento: R$ 150,00 (mensalidade)  – (incluso o valor da alimentação)
Início das aulas: 18 de março de 2017.
Informações e inscrições: 3342-2847.
 
Publicado originariamente em 06 de março de 2017.
/ Brasil

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