Minas Gerais – Ensino Religioso, seminário discute a importância na grade escolar

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Minas Gerais – Ensino Religioso, seminário discute a importância na grade escolar

A importância do ensino religioso na grade curricular das escolas do ensino básico foi tema de evento científico que a Unimontes realizado nos 30 e 31 de março de 2017, com o II Seminário Norte-Mineiro para Formação de Professores de Ensino Religioso (Senomifoper).
 
A iniciativa foi da coordenação do Curso de Ciências da Religião, vinculado ao Centro de Ciências Humanas (CCH), com o apoio da Pastoral da Educação, Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso da Arquidiocese de Montes Claros. O evento tem como objetivo “proporcionar um espaço de qualificação, divulgando produções que abordam o estatuto da disciplina de ensino religioso, bem como possibilitar um momento de reflexões e debates entre os professores de ensino religioso e demais interessados”.
 
O público-alvo  formado por professores e estudantes do Curso de Ciências da Religião e de outras graduações afins à disciplina. Envolvendo também supervisores, pesquisadores, alunos, pais e demais integrantes da comunidade.
 
 
ATIVIDADES
 
Na quinta-feira (30/3), pela manhã (8h30 às 11h30) e à tarde (13h30 às 15h30), o minicurso “Ensino Religioso Científico, Não Confessional, sobre Religiões e Religiosidades Diversas (aportes teóricos, práticas e didáticas)”, ministrado pelo próprio professor Heiberle Hirsgberg Horácio e pela professora Rosângela Silveira Rodrigues, coordenadora do curso de Pedagogia da Unimontes.
 
Às 16h30,  exibição comentada do filme “Kiozô – o Tateto do Sertão: perfil e representação do sacerdócio do Candomblé de Angola no Norte de Minas”. O filme foi produzido pelo grupo do programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião (PET/CRE).
 
O II Seminário Norte-Mineiro para Formação de Professores de Ensino Religioso foi aberto oficialmente na quarta-feira, às 19 horas. Logo após com a  palestra “Ciência da Religião e Ensino Religioso. Efeitos de Definições e Indefinições na Construção dos Campos”. O tema  abordado pela professora Elisa Rodrigues, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
 
O minicurso “Ensino Religioso Científico, não confessional, sobre religiões e religiosidades diversas (aportes teóricos, práticas e didáticas)” também  oferecido na quinta-feira (31/3), pela manhã (8h30 às 11h30) e à tarde (13h30 às 16h30).
 
Às 17 horas, sessões de comunicação com os trabalhos produzidos pelos alunos do PIBID e dos professores de Ensino Religioso das escolas rede municipal e estadual da educação básica. As atividades são organizadas pelas professoras Janice Machado, Cláudia Simone Sarmento e Janice Oliveira, da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros.
 
Às 19 horas,  a mesa-redonda “Ensino Religioso com base na(s) Ciência(s) da Religião”, com a participação dos professores João Décio Passos, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e Paulo Agostinho (PUC-Minas). O mediador o professor Heiberle Horácio.
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Publicado originariamente em 31 de julho de 2017.
/ Brasil

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