Minas Gerais – III Senomifoper da Universidade Estadual de Montes Claros

470f710dde6ca3a4b1a5217140403c86tn

Minas Gerais – III Senomifoper da Universidade Estadual de Montes Claros

Ocorreu na Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes nos dias 16 e 17 de maio a terceira edição do Senomifoper (Seminário Norte Mineiro para Formação de Professores de Ensino Religioso). O seminário desse ano teve as participações dos professores e pesquisadores Élcio Cecchetti, atual coordenador geral do Fonaper, e Sérgio Junqueira, diretor pedagógico do IPFER e uma das principais referências sobre o tema no Brasil. Sendo que, enquanto o professor Élcio Cechetti realizou a conferência “Ensino Religioso na BNCC: unidades temáticas e objetos de estudo”, o professor e pesquisador Sérgio Junqueira, que deu a conferência de encerramento do evento, falou das “Articulações entre a(s) Ciência(s) da Religião e o Ensino Religioso”.

Além das palestras supracitadas, o evento contou com minicursos ofertados por professoras e alunas do curso de Ciências da Religião da Unimontes, e com a exibição comentada de filmes produzidos pelo grupo PET de Ciências da Religião da própria universidade. O filme “O Tambor fala: ogãs, atabaques e sacralização” foi comentado pela professora Cristina Borges, e os minicursos “As tradições religiosas do Norte de Minas Gerais na escola”, e “Eixos estruturantes do Ensino Religioso de acordo com a nova BNCC”, foram ministrados pelo professor Heiberle Horácio, pelas professoras Shirlene dos Passos, Cláudia Simone Sarmento, Janice Machado, e pelas graduandas Carla Henrique, Elen Sabrina, Monique Sobral, Tamires Souza, Thalita B. Melhor.

O evento que foi uma realização do curso de Ciências da Religião da Unimontes, teve a colaboração da Pastoral da Educação Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso Arquidiocese de Montes Claros e organização do coordenador do curso de Ciências da Religião professor Heiberle Hirsgberg Horácio. Em entrevista, o professor Heiberle Horácio mencionou que “por mais que em um evento todas as atividades sejam importantes e imprescindíveis, as presenças de conferencistas tão importantes como os professores Élcio e Sérgio Junqueira trazem ganhos simbólicos e agregam valor ao evento de modo incomparável”. O Seminário Norte Mineiro para a Formação de Professores de Ensino Religioso é um evento anual da Universidade Estadual de Montes Claros e celebrará seu quarto ano em 2019. Para maiores informações sobre o Senomifoper, consultar o site do evento: https://senomifoper3.webnode.com.

Colaboração: Cristiane Vilhena Lima, jornalista da cidade de Montes Claros.

Publicado originariamente no dia 20 de maio de 2018.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image