Pará – Ensino religioso para surdos é tema de oficinas na UEPA

PARA

Pará – Ensino religioso para surdos é tema de oficinas na UEPA

O curso de Licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promoveu uma programação de oficinas sobreMetodologias de Ensino Religioso para Surdos. A iniciativa foi realizada em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vilhena Alves, um dos espaços de comunidade surda de Belém, e é fruto da disciplina Língua Brasileira de Sinais – Libras, ofertada na licenciatura. O primeiro workshop ocorreu no último dia 28 de setembro de 2017, na sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola e se estendeu até o dia 10 de outubro.

A atividade busca dar visibilidade a oferta de conhecimentos sobre a diversidade a partir de estratégias de Ensino Religioso, adaptadas para o público em questão. É destinada à comunidade acadêmica, público externo e alunos do fundamental e médio. “A proposta é oferecer formação para ao estudantes aprenderem a lidar com os alunos surdos, em especial os discentes. Além de evidenciar o ensino religioso laico e a função do cientista da religião nos contextos escolares. É importante vivenciar isso para no futuro como professor todos saibam lidar” afirmou Silvio Santiago, professor de Educação Especial/ Libras da Uepa.

A programação de abertura tratou de Mitologia Grega: um estudo a partir da história em quadrinhos. Todas as oficinas foram realizadas por alunos do 2° ano de Ciências da Religião. Para o estudante Nalton Caminha, facilitador de um dos assuntos, é muito importante conhecer o público surdo e poder ensinar sobre a disciplina “Esse primeiro contato com a comunidade foi muito positivo, vemos as dificuldades, o que precisa mudar. Eu gostei muito de ter essa oportunidade de participar” explicou.

Esta é a programação:

 03/10/2017 – Os Mitos Amazônicos: a lenda da Iara (Mãe D’agua).

Facilitadores: Edinaldo Araújo, Pedro Silva, Jéssica Viegas e WalisonDias.

05/10/2017 – Mini Glossário de Sinais-Termos do Candomblé da Nação Ketu.

Facilitadores: Arthur Souza, Bruno Ferreira, Feliciano Neto e Samuel Oliveira.

10/10/2017 – Líderes Religiosos e sua Influência da Sociedade Contemporânea.

Facilitadores:  Nathália Deitos e Jonas Souza.

 

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image