Pará – Governo apoia caminhada em defesa da liberdade religiosa

d2178ffe306c20dea296cac4c841056ftn

Pará – Governo apoia caminhada em defesa da liberdade religiosa

Apresentações culturais, religiosas e musicais marcarão neste domingo (18) a 3ª edição da Caminhada pela Liberdade Religiosa, em alusão ao Dia da Umbanda e das Religiões Afro-brasileiras – 18 de Março -que contará com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). A caminhada sairá às 09h do Ver-o-Rio, com chegada na Praça da República, centro de Belém.
 O evento foi organizado pelo Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-brasileira (Intecab) e tem como objetivo lutar pela liberdade das práticas e dos cultos religiosos, combater atitudes preconceituosas em relação às religiões, promover uma educação política com respeito às diferenças às várias práticas religiosas, desenvolver nos participantes uma visão crítica e étnica na crença divina e na fé, e educar para a paz e o respeito às diferenças.
 
O dia 18 de Março foi instituído por leis municipal e estadual. A data é uma homenagem à luta de Mãe Doca, que enfrentou, no início do século XX, ameaças policiais, que reprimiam as cerimônias afro-religiosas. Mesmo sendo perseguida, Mãe Doca continuou cultuando deuses africanos e indígenas.
 A data tornou-se sinônimo de preservação cultural, religiosa e dos conhecimentos tradicionais, e também relembra a longa história de resistência contra a intolerância e os preconceitos sofridos pelos praticantes dessa religião.
A Sejudh, por meio da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas de Igualdade Racial, participa e apoia eventos que visam combater a intolerância.
 
Publicado originariamente em 17 de março de 2012.
/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image