Pará – I Colóquio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino Religioso na Amazônia (GEPERA)

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Pará – I Colóquio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino Religioso na Amazônia (GEPERA)

Na Cidade de Belém no dia 27 de setembno de 2017 na Universidade do Estado do Pará (UEPA) ocorreu o I Colóquio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino Religioso na Amazônia (GEPERA), com o tema “O livro do Ensino Religioso em questão”.
O Colóquio teve como objetivo refletir sobre questões relacionadas ao Livro Didático de Ensino Religioso, tendo como referência a diversidade cultural e religiosa da sociedade, bem como socializar a análise de livros de Ensino Religioso disponibilizados no mercado editorial. A análise decorreu de uma atividade avaliativa da disciplina de Estágio do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião.
Estiveram presentes ao evento estudantes e professores da Uepa, professores de Ensino Religioso da rede pública e privada e egressos do Curso.
Após a mesa de abertura do evento, o Prof. Dr. Francisco Willians proferiu a palestra “O livro didático de Ensino Religioso e a diversidade religiosa”, onde discorreu sobre a história do livro didático e suas diferentes concepções.
Na continuidade ocorreu o painel com a análise de livros didáticos, onde acadêmicos do Curso apresentaram a pesquisa realizada sobre alguns livros de Ensino Religioso.
Seguiu-se com perguntas e contribuições da plenária: ressaltou-se que há dificuldade de encontrar um livro contemple a diversidade religiosa de forma sistemática; os livros carregam em geral uma carga ideológica muito forte, onde predominam as religiões cristãs; as escolas de maneira geral não envolvem os professores na escolha do livro didático e algumas não oferecem o livro didático, cabendo aos professores organizar apostilas que serão disponibilizadas aos alunos; há um controle por parte dos pais dos alunos das escolas que tem fortes preconceitos contra livros que apresentam conteúdos referentes às religiões de matriz afro-brasileira; professores veem o livro didático como ferramenta para ministrar as aulas, mas não fazem dele o roteiro para suas aulas.
O GEPERA avaliou de forma positiva o I Colóquio, assim como os presentes, e houve sugestões no sentido de realizar outros eventos nessa modalidade junto às escolas, inclusive convidando os pais dos alunos para uma melhor compreensão da disciplina; ampliar as pesquisas que contribuam nessa análise e ver formas de contribuir junto às editoras para que se construam livros didáticos que cada vez mais contemplem a diversidade religiosa.
            
/ Brasil

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