Pará – IV Encontro de Professores de Ensino Religioso do Estado do Pará

PARA

Pará – IV Encontro de Professores de Ensino Religioso do Estado do Pará

A Associação dos Cientistas da Religião do Pará (Acrepa) realizou entre os dias 15 e 16 de fevereiro de 2018 o “IV Encontro de Professores de Ensino Religioso do Estado do Pará”, no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA. O evento, criado em parceria com a UFPA e a Universidade Estadual do Pará (UEPA), visando debater e finalizar a elaboração do Currículo da Rede Estadual de Ensino. Voltadas para Professores e alunos de Ensino Religioso, o evento ofertou 20 horas de carga horária.
Programação – A partir das 8h, a programação do primeiro dia contou com a mesa “Ciência da Religião e Ensino Religioso no Pará: formação inicial e continuada, propostas curriculares, pesquisas, práticas pedagógicas e profissionalização”. Após um intervalo, às 10h, ocorrerá o relato “Memórias das discussões curriculares entre Ciência da Religião e Educação”. Em seguida, com um intervalo para o almoço, foram apresentadas as palestras ”DCN do Ensino Religioso: uma proposta fundamentada na Ciência da Religião” e “Metodologias desenvolvidas pela genealogia intelectual da Ciência da Religião”. Finalizando a programação deste primeiro dia as professoras Rosilene Quaresma e Rosiane Barbosa mediarão um espaço de discussão curricular.
O segundo dia começará com a palestra “O Ensino Religioso na BNCC: Ciência da Religião e Educação em diálogo”, com o professor Sérgio Junqueira. Depois será realizado o segundo espaço de discussão curricular, sobre o planejamento para os anos finais do Ensino Fundamental. Durante a tarde, o evento organizou uma mesa sobre o  “O Ensino Religioso na Região Norte Pará”, composta com os seguintes professores: Pará: Prof Esp Bruno Costa (SEMED/SEMEC Tailândia);  Amapá: Profa. Msc. Maria de Lourdes Sanches Vulcão (SEED/APERAP) e Prof. Dr. Marcus Vinicius Reis (UNIFAP/CEPRES);  Acre: Prof. Msc. Elaine Costa Honorato (EAUFAC) ; Amazonas: Profa. Dr. Rosangela Siqueira da Silva (UEA/SEMEC) . Finalizando as atividade ocorreu a  discussão curricular, dessa vez sobre o Ensino Médio, mediado pela professora Leila Melo. O encerramento ocorreu às  18h com atividade  cultural, com o grupo Pitiú de Cobra.

 

         

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image