Paraíba – CDC Realiza Fórum sobre Ensino Religioso

PARAIBA

Paraíba – CDC Realiza Fórum sobre Ensino Religioso

Com objetivo de discutir e ampliar a visão sobre o Ensino Religioso nas escolas públicas e privadas, a Coordenadoria de Desenvolvimento Cristão realizou no dia 05 de novembro um Fórum que trouxe momen-tos inesquecíveis aos seus participantes. O Fórum teve como tema: Ensino Religioso: Teoria e prática uma proposta epistemo-lógica para um ER em que caibam todos. Nosso Seminário do Norte abri-gou o Fórum que teve a participação de quase 200 pessoas presentes, e aqui destacamos professores das redes públicas e particulares do nosso estado, gestores, universitários, educadores religiosos, pesquisadores da área e um destaque especial a um grupo expressivo de alunos e professores da UFPB do Curso Ciências das Religiões, como destacamos também pessoas vindas de vários lugares do nosso estado discutindo a temática que foi bastante relevante para o avanço dessa discussão que está ocorrendo em todo território brasileiro já que a questão religiosa será sempre um tema polêmico e que agora bate á porta da escola do nosso século.
 
Queremos destacar aqui a audácia e visão de nossa Coordenadoria em sair na frente quebrando assim os paradigmas existentes para discussão da temática. Nosso Fórum contou com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco na pessoa do seu secretário Dr. Anderson S. Leônidas que fez assim a abertura destacando a importância do tema e parabenizando a iniciativa dos seus idealizadores. Tivemos também ao apoio do nosso Colégio Americano Batista na pessoa de sua gestora pedagógica, professora Eudina Caetano Oliveira que também foi uma das debatedoras, e do pastor Sandrino Capelão do CAB.
 
Nosso quadro de palestrantes estava muito representativo, como assim citamos: a Dra. Carolina (OAB SP) que falou sobre o Ensino Religioso no Direito educacional brasileiro, e a Dra Viviane Cândido (UFPB) que ministrou também nesse painel. Destacamos em outro painel a professora Eudina Caetano de Oliveira, o pastor e professor Matosalém da Rocha Lopes presidente da CDC, o professor Marinilson Barbosa da Silva da (UFPB) que falaram sobre as Controvérsias do Ensino Religioso em Escolas públicas e particulares e na pesquisa do ensino superior; tivemos também o professor Marcos Ferreira Santos (USP) que falou sobre Estudo da Religião na escola: Entre Laicidade do Estado e os fundamentalismos religiosos; a e no último momento tivemos mais uma vez a Dra. Viviane Cândido que falou sobre uma Epistemologia para o Ensino Religioso apresentado propostas pedagógicas interessantes dentro da temática.
 
Queremos também aqui destacar o apoio da Livraria e gráfica Jaqueira e gráfica Albrindes que estiveram ao nosso lado sendo assim de grande relevância para consecução do nosso Fórum. Por fim, registra-mos o apoio de toda equipe CDC que não mediu esforços para planejar e executar esse momento tão especial, ficando assim um forte desejo de continuar a contribuir mais e mais para a educação Religiosa e secular não só dos Batistas do nosso Estado, mas a todos que se engajam nas propostas apresentadas e executadas por nossa Coordenadoria que neste ano de 2011 tem se destacado ante o alcance da visão e cumprimento da missão de nossa Convenção Batista de Pernambuco.
 
Publicado originariamente em 20 de fevereiro de 2012.
/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image