Paraíba – Curso de Especialização em Ciências da Religião na Paraíba

PARAIBA

Paraíba – Curso de Especialização em Ciências da Religião na Paraíba

Apresentação O conhecimento das motivações religiosas dos diferentes povos adquire em nossa época sua maior importância. Neste momento, a humanidade vive um profundo paradoxo. De um lado, vive-se um movimento direcionado para o conhecimento do outro, uma abertura para saber quem é aquele diferente de nós mesmos. Aqui no ocidente esta tendência se expressa simbolicamente no crescente interesse pelo feminino, pelas minorias marginalizadas, pela ecologia, pelo conhecimento do inconsciente, pela meditação, pela yoga, e pelas mais diversas expressões religiosas. O “outro” é tudo aquilo que não é conhecido. A aceitação do outro, a tolerância pelo diferente, constitui-se em peça chave para a constituição do ser humano. A aceitação do “outro” faz-se através do exercício da tolerância e, felizmente, este exercício já vem sendo feito, pois podemos constatar a crescente aceitação dos valores femininos numa cultura marcadamente masculina. Por outro lado, nem sempre o resultado é este. As falhas no processo de aceitação do outro se constituirão em distúrbios, que se apresentarão em uma gama enorme de possibilidades, desde a má formação da personalidade, no nível individual, até a formação de grupos organizados, ou mesmo de países, que atacam seus semelhantes por se sentirem ameaçados pela diferença do outro. Neste momento, a humanidade vive a exacerbação dos aspectos narcísicos da personalidade coletiva, reforçados pela excessiva valorização da verdade individual, da força e da competição em detrimento do relacionamento tolerante e do bem-estar comum. As duas polaridades deste paradoxo se apresentam equivalentes no mundo de hoje. Não poder identificá-las, não saber analisá-las, leva o ser humano a deixar-se arrastar pelas circunstâncias do mundo moderno, sem compreender as verdadeiras raízes que estão sob os maiores e mais perversos conflitos vividos pela humanidade.

Objetivo Geral A proposta da criação de um Curso de Especialização em Ciências das Religiões visa contribuir com a reflexão sobre o fenômeno religioso frente às exigências atuais, bem como com a construção de um novo tempo.

Objetivos Específicos 1- Conhecer os componentes históricos, sociológicos, antropológicos e psicológicos que fazem parte do fenômeno religioso. 2 – Oferecer uma metodologia adequada para o desenvolvimento de atitudes tolerantes diante da diversidade das tradições religiosas.

Eixos Temáticos Para dar atendimento aos objetivos propostos, o curso terá quatro eixos temáticos:

1. Básico 2. Específico 3. Pedagógico 4. Metodológico

O Eixo Básico

Tratará as diferentes manifestações religiosas, do passado e do presente, sob a ótica científica das diversas abordagens: histórica, sociológica, antropológica e psicológica. Ao ser tratada científicamente, estas expressões religiosas passam a se constituir um objeto de estudo, pesquisa e investigação científica, constituindo-se numa área específica do conhecimento, deixando a fé no lugar que lhe compete: uma questão de foro íntimo.

O Eixo Específico

Abordará as expressões religiosas das matrizes: Oriental, Ocidental, Africana e Indígena. Serão apresentados e discutidos os fundamentos das seguintes expressões religosas: Hinduismo, Budismo e Budismo Tibetano – Judaismo, Cristianismo Primitivo e Islamismo – Catolicismo, Protestantismo, Pentecostalismo e Néo-Pentecostalismo – Heresias, Afro-Brasileiras, Kardecismo e Xamanismo. Por terem sido alvo de graves perseguições estas expressões religiosas serão tratadas juntamente com a disciplina Sociologia das Religiões, a fim de que seja ampliada a compreensão sobre as relações de poder que se estabelecem entre seus praticantes e os intolerantes. Finalmente, serão estudadas as Antigas tradições e novas expressões da religiosidade. Aqui serão apresentadas e discutidas algumas ordens iniciáticas tais como: Maçonaria, Ordem Rosa Cruz, Sociedade Teosófica, Eubiose, Ordem Hermética e novas expressões de religiosidade como é o caso da União do Vegetal, Santo Daime, Seicho no iê, Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, entre outras.

O Eixo Pedagógico

Está voltado fundamentalmente para a prática. Ele tem por objetivo o desenvolvimento de atitudes facilitadoras do professor frente aos alunos matriculados na disciplina de Ensino Religioso. Este eixo temático estará totalmente voltado para a didática, para o lúdico, para o desenvolvimento da criatividade, a fim de que o aprender e o ensinar sejam sinônimos de atividade prazerosa. Os conteúdos pedagógicos propostos são: Danças sagradas – Técnicas de Relaxamento e Concentração Mental – Oficinas Pedagógicas. Finalmente, dentro do espírito de aprendizagem lúdica, serão organizadas visitas guiadas aos templos e lugares sagrados, das mais diferentes expressões religiosas estudadas durante o Curso, com o intuito de oferecer ao aluno do Curso de Especialização em Ciências das Religiões a oportunidade de conhecer lugares que, provavelmente, ele jamais tenha tido a oportunidade de visistar. O objetivo desta atividade é eliminar o preconceito, exercitando a tolerância e a atitude respeitosa para com o diferente.

O Eixo Metodológico

Estará voltado para a produção do conhecimento, para a pesquisa e para a elaboração da monografia. No primeiro bloco, o aluno entrará em contato com a parte teórica da elaboração do trabalho científico. Porém, apenas isso não basta para garantir um bom resultado, assim sendo, ele será acompanhado durante todo o desenvolvimento do Curso de Especialização garantindo assim que ele finalize o Curso a bom termo. No quarto bloco, o aluno será submetido a um Exame de Qualificação, cujo objetivo é apresenta o produto de sua investigação, mesmo que parcialmente, ocasião em que ele receberá subsídios para a finalização de sua monografia. Por outro lado, para aqueles alunos que apresentarem dificuldades em cumprir estes quesitos, serão tomadas as providências para a identificação e superação de suas dificuldades. A defesa da monografia será pública, cuja banca será constituída pelo orientador e mais dois professores convidados, integrantes do Curso de Especialização em Ciências das Religiões ou outros.

Estes quatro eixos temáticos estarão distribuídos em cinco blocos, de tal forma que em cada bloco seja abordado uma disciplina ou conteúdo de cada um dos eixos temáticos propostos. Isto poderá ser melhor visualizado no esquema de integralização curricular apresentado a seguir: Para dar atendimento aos objetivos propostos, o curso terá quatro eixos temáticos:

1. Básico 2. Específico 3. Pedagógico 4. Metodológico

O Eixo Básico

Tratará as diferentes manifestações religiosas, do passado e do presente, sob a ótica científica das diversas abordagens: histórica, sociológica, antropológica e psicológica. Ao ser tratada científicamente, estas expressões religiosas passam a se constituir um objeto de estudo, pesquisa e investigação científica, constituindo-se numa área específica do conhecimento, deixando a fé no lugar que lhe compete: uma questão de foro íntimo.

O Eixo Específico

Abordará as expressões religiosas das matrizes: Oriental, Ocidental, Africana e Indígena. Serão apresentados e discutidos os fundamentos das seguintes expressões religosas: Hinduismo, Budismo e Budismo Tibetano – Judaismo, Cristianismo Primitivo e Islamismo – Catolicismo, Protestantismo, Pentecostalismo e Néo-Pentecostalismo – Heresias, Afro-Brasileiras, Kardecismo e Xamanismo. Por terem sido alvo de graves perseguições estas expressões religiosas serão tratadas juntamente com a disciplina Sociologia das Religiões, a fim de que seja ampliada a compreensão sobre as relações de poder que se estabelecem entre seus praticantes e os intolerantes. Finalmente, serão estudadas as Antigas tradições e novas expressões da religiosidade. Aqui serão apresentadas e discutidas algumas ordens iniciáticas tais como: Maçonaria, Ordem Rosa Cruz, Sociedade Teosófica, Eubiose, Ordem Hermética e novas expressões de religiosidade como é o caso da União do Vegetal, Santo Daime, Seicho no iê, Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, entre outras.

O Eixo Pedagógico

Está voltado fundamentalmente para a prática. Ele tem por objetivo o desenvolvimento de atitudes facilitadoras do professor frente aos alunos matriculados na disciplina de Ensino Religioso. Este eixo temático estará totalmente voltado para a didática, para o lúdico, para o desenvolvimento da criatividade, a fim de que o aprender e o ensinar sejam sinônimos de atividade prazerosa. Os conteúdos pedagógicos propostos são: Danças sagradas – Técnicas de Relaxamento e Concentração Mental – Oficinas Pedagógicas. Finalmente, dentro do espírito de aprendizagem lúdica, serão organizadas visitas guiadas aos templos e lugares sagrados, das mais diferentes expressões religiosas estudadas durante o Curso, com o intuito de oferecer ao aluno do Curso de Especialização em Ciências das Religiões a oportunidade de conhecer lugares que, provavelmente, ele jamais tenha tido a oportunidade de visistar. O objetivo desta atividade é eliminar o preconceito, exercitando a tolerância e a atitude respeitosa para com o diferente.

O Eixo Metodológico

Estará voltado para a produção do conhecimento, para a pesquisa e para a elaboração da monografia. No primeiro bloco, o aluno entrará em contato com a parte teórica da elaboração do trabalho científico. Porém, apenas isso não basta para garantir um bom resultado, assim sendo, ele será acompanhado durante todo o desenvolvimento do Curso de Especialização garantindo assim que ele finalize o Curso a bom termo. No quarto bloco, o aluno será submetido a um Exame de Qualificação, cujo objetivo é apresenta o produto de sua investigação, mesmo que parcialmente, ocasião em que ele receberá subsídios para a finalização de sua monografia. Por outro lado, para aqueles alunos que apresentarem dificuldades em cumprir estes quesitos, serão tomadas as providências para a identificação e superação de suas dificuldades. A defesa da monografia será pública, cuja banca será constituída pelo orientador e mais dois professores convidados, integrantes do Curso de Especialização em Ciências das Religiões ou outros.

Estes quatro eixos temáticos estarão distribuídos em cinco blocos, de tal forma que em cada bloco seja abordado uma disciplina ou conteúdo de cada um dos eixos temáticos propostos. Isto poderá ser melhor visualizado no esquema de integralização curricular apresentado a seguir: (Ver imagem em anexo)

Estrutura O CECR está estruturado de acordo com as Resoluções nº 01/01 da Câmara de Educação Superior – CES – do Conselho Nacional de Educação – CNE – nº 5896 do CONSEPE e nº 0998 do CONSUNI, é de natureza setorial, modalidade regular, tempo parcial, auto-financiado e utilizará metodologia de ensino presencial. O CECR foi aprovado em 14/10/2004, pela Resolução nº 40/2004 do CONSEPE http://www.reitoria.ufpb.br/~sods/ Para obter o título de ESPECIALISTA EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES o aluno deverá cumprir os requisitos da Resolução nº 40/2004 do CONSEPE e do Regulamento Geral da Universidade Federal da Paraíba.

Ivestimento

Taxa de Inscrição: R$ 50,00 Taxa de Matrícula: R$ 100,00 15 parcelas de R$ 170,00 (para 2005)

Processo de seleção que ocorreu em 2005 Inscrição: 03 de janeiro a 28 de fevereiro de 2005. Horário: de 9 às 12h. Local :Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Universidade Federal da Paraíba. Cidade Universitária – Castelo Branco. 58.051-970 – João Pessoa – Paraíba Fone/Fax: (83) 216-7204 E-mail:ppgs@cchla.ufpb.br

Documentos:

Ficha de inscrição;que pode ser obtida junto à secretaria do PPGS ou através de download deste web site.

Comprovante de pagamento da taxa de inscrição de R$ 50,00 (cinqüenta Reais) a ser depositado no banco do Brasil, agência 1618-7 – conta corrente: 51.364-4 – FUNAPE/UFPB/CECRELIGIÕES

Fotocópia da Carteira de Identidade ou do Registro Geral de Estrangeiro;

Cadastro de Pessoa Física

Comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;

Cópia autenticada de Diploma ou Certidão de conclusão de Curso de Graduação. (frente e verso);

Histórico escolar da graduação

Curriculum Vitae com cópia dos comprovantes

Documento comprobatório de sua situação de professor de ensino fundamental, quando for o caso;

2 fotos 3 x 4 atualizada;

Declaração dos rendimentos para os candidatos as vagas gratuitas.

 

Seleção Prova escrita (eliminatória); Entrevista (eliminatória); Análise do Currículo; Número de vagas: 45.

 

Avaliação Local: CCHLA – UFPB 01/03 – Prova escrita – 19h00 Conteúdo da Prova: conhecimentos gerais sobre religião e religiosidade. 07 a 09/03 – Entrevistas 10/03 – Resultado final 14 a 17/03 – Matriculas 18/03: inicio do curso

Corpo Docente e Coordenação

ADRIANO DE LEÓN Dr. em Sociologia (UFPE) ANA MARIA COUTINHO SALES Doutoranda em Literatura (UFPE) ARIOSVALDO DA SILVA DINIZ Dr. em História (UNICAMP) BELIZA AUREA DE ARRUDA MELO Dra. Literatura Brasileira (UFPB) ESTEVAM FERNANDES DE OLIVEIRA Doutorando em Sociologia/UFPB) GLÓRIA VANDERLEI DE ALMEIDA Mr. Em Ciências das Religiões(PUC/SP) IVAN AUGUSTO LISBOA RIBEIRO Esp. em Cirurgia Buco-facial e Filosofia (USA) LUCIANO KLOSTERMANN Mr. em Educação Física (Portugal) MARIA EULINA P. DE CARVALHO Dra. em Educação (USA) MARISTELA DE OLIVEIRA ANDRADE Dra. em Antropologia (França) NEIDE MIELE Dra em Sociologia (França) PATRÍCIA FORMIGA MACIEL ALVES Doutoranda em Sociologia (UFPB) SEVERINO CELESTINO DA SILVA Dr. em Odontologia (FOP/PE) SIMONE CARNEIRO MALDONADO Dra. em Antropologia (UnB)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES Coordenadora: Neide Miele Programa de Pós-Graduação em Sociologia Coordenador: Ariosvaldo da Silva Diniz Secretária Acadêmica: Nancy Azevedo

Publicado originariamente em 18 de setembro de 2013.

/ Brasil

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