Paraíba – Formação Continuada uma proposta da Secretaria de Educação em João Pessoa

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Paraíba – Formação Continuada uma proposta da Secretaria de Educação em João Pessoa

A Secretaria Municipal de João Pessoa ao longo de 2012 realizaram um processo de formação continuada de Ensino Religioso iniciado em fevereiro a dezembro, com dois encontros mensais. Tendo em vista a rotatividade de professores e a dificuldade que existe em contratar esses professores, por isso é preciso um acompanhamento sistematizado porque todos precisam dessa formação, uma vez que ainda não há professores formados academicamente nessa área de conhecimento. E mesmo porque, isso faz parte do processo de ensino e aprendizagem, por isso precisamos sempre estudar para estarmos atualizados. Este componente curricular oferece para as escolas públicas e, portanto para docentes e discentes, o devido amparo legal, bem como a sua inclusão na proposta pedagógica da escola, isto é, PPP, Planos de estudo bem como a sua prática em sala de aula de acordo com os PCNER. OBJETIVOS: 

  • Proporcionar um espaço de estudo e reflexão acerca do fenômeno religioso, tendo como referência os PCNER;
  • Discutir formas metodológicas de encaminhar as atividades no campo do Ensino Religioso, para as escolas municipais;
  • Desenvolver estratégias para elaboração do Plano anual de Ensino religioso;
  • Relatar e avaliar as experiências vivenciadas em sala de aula, bem como apresentações de iniciação ao trabalho científico apresentados em Seminários e Congressos.
  • Incentivar a participação docente junto às escolas.

 De acordo com o Projeto de Formação Continuada: Diversidade, Educação, Legislação e Ensino Religioso, com a finalidade de sensibilizar e acompanhar os trabalhos realizados nas escolas, por seus professores de ER. A primeira parte, os dois primeiros meses foram dedicados a elaboração do Plano de Curso, em que muitos tiveram dificuldades de fazer. Uma das propostas feita pelos professores seria a elaboração de uma proposta de Plano de Curso em Ensino Religioso para a Rede Municipal de Ensino- JP/PB, para que fosse organizado e sistematizado em toda rede, e a própria escola tomasse conhecimento à respeito desse componente curricular, pois segundo relato: “A escola acha que é para o professor ensinar a rezar; ou estudar a Bíblia e ou fazer o aluno mudar de comportamento…” O processo contribui ainda sobre o preenchimento dos diários de classe, uma vez que muitos são novatos e sentem dificuldades. Na segunda parte ocorreu o estudo sobre a diversidade e o Ensino Religioso, tais como: O que é? Para que? Por quê? E como trabalhar com o Ensino Religioso. O que justifica esse componente curricular na escola? Qual a sua relação com a Diversidade e a Educação? Acrescentando acima sobre o perfil deste profissional. Neste sub-ítem trabalhamos sobre o ser humano, as culturas, a diversidade religiosa em sala de aula e a alteridade, o respeito e o preconceito. Ainda incluindo nesse item Os quatro Pilares da Educação, diálogo em sala de aula e interreligioso, acrescentando um pouco da história do ER e mais o Ensino religioso identidade pedagógica; O ensino religioso dialogando com a diversidade; Novos paradigmas, década dos anos 90; Os Cinco eixos temáticos do ensino religioso; O ensino religioso hoje; Objeto de estudo do ensino religioso.Na parte terceira ocorreu um estudo a respeito do fenômeno religioso (objeto de estudo do ER). A importância do fenômeno religioso; Funções elementares da Religião; As tradições religiosas; O fenômeno religioso. Tendo como subitem: A evolução do Fenômeno Religioso. A definição de alguns termos. A Tradição Religiosa e fenômeno religioso a função da tradição religiosa. Abordamos ainda sobre religião e sua definição. O sagrado de cada um.                       O fenômeno religioso e as respostas para a vida além-morte. As perguntas existenciais: De onde vim? Por que vivo; Para onde vou?             Os Limites e Desafios do Ensino Religioso Escolar. Concepções e práticas acerca do fenômeno liderança. O que significa ser líder?            Modelos pedagógicos e epistemológicos do ensino religioso. Implicações práticas quanto ao ser professor e pesquisador na área das ciências das religiões. O que significa ser líder. A busca pela construção do ser-líder e do ser-professor. Como integrar liderança e espiritualidade. Liderança Sociocomunitária e Sustentável.Foi um trabalho reflexivo, e dinâmico. Quanto à metodologia aplicada, foram utilizados: Dinâmicas diversas, estudos e reflexão de textos, trabalhos em grupo e individual, oficinas, relatos de experiências, vídeos e pesquisas com trabalhos científicos.Essa formação teve a participação de 90% dos professores. Muitos tiveram dificuldades de participar cem por cento porque segundo eles tinham aula na escola, ou planejamento e ou reuniões e eram obrigados a participarem. Na formação sempre é possível novas descobertas que nos transporta à novos horizontes do saber, uma verdadeira partilha de conhecimento e aprendizagem. Dia 13/12/2012 avaliaram a formação, em seguida fazer a entrega dos certificados e ao mesmo tempo nos confraternizamos, com uma festa de encerramento. A sugestão, deixada para o próximo encontro na 2ª quinzena de fevereiro de 2013 será sistematizar o Plano de Curso.

Publicado originariamente em 11 de fevereiro de 2013.

/ Brasil

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