Paraíba – Programa de Mestrado em Ciências da Religião

PARAIBA

Paraíba – Programa de Mestrado em Ciências da Religião

O Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR), aprovado em 2006 pelos órgãos deliberativos da UFPB e autorizado pela CAPES, constituído de Mestrado Acadêmico com área de concentração em Ciências das Religiões, regulamenta o processo seletivo de 2008, para o preenchimento de 22 vagas, destas 05 estão destinadas a pessoas aposentadas ou com mais de 60 anos de idade, distribuídas entre as duas Linhas de Pesquisa que seguem:

I. Religião, Cultura e Produções Simbólicas

Estudar o fenômeno religioso em suas formas contemporâneas e arcaicas inseridas no âmbito da cultura e do pluralismo religioso derivado da globalização, com base nas interpretações formuladas pelas Mitologias, Teorias do Imaginário e Teorias da Religião. Abordar os fluxos das diferentes práticas e discursos religiosos sob a ótica das teorias do conhecimento e do mito, de modo a apreender os processos de interpenetração das diferentes dimensões da cultura, desde a política à econômica até a simbólica, bem como das diferentes culturas em contato no mesmo espaço, especialmente no contexto da sociedade brasileira. Examinar como as éticas religiosas confrontadas com as diferentes éticas repercutem na vida social no mundo contemporâneo.

 

II. Espiritualidade e Saúde

Desenvolver estudos e pesquisas na área de espiritualidade e saúde no sentido de contribuir para a compreensão dos fenômenos biopsicossociais associados à melhoria da qualidade de vida e cura. Formar profissionais com capacidade de refletir sobre a relação entre espiritualidade e saúde para que possam atuar nos campos da prevenção de agravos e da promoção, manutenção e recuperação da saúde baseada em modelo de atenção humanizada e centrada na maior integralidade do cuidado. http://ppgcr.dreamhosters.com/node/11

Publicado originariamente em 15 de outubro de 2013.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image