Paraíba – Reconhecimento do Curso de Licenciatura em Ciências das Religiões

PARAIBA

Paraíba – Reconhecimento do Curso de Licenciatura em Ciências das Religiões

À Magnífica reitora, às demais instâncias superiores da UFPB, à Direção do Centro de Educação, a Secretaria de Educação Estadual e Municipal da Paraíba, aos Professores de nosso Departamento, aos Professores de outros Departamentos que ministram aulas em nosso Curso, ao Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, aos funcionários do DCR e do Centro de Educação, aos nossos alunos, as entidades representativas e demais professores e pesquisadores da área de Ciências da Religião e Teologia,

                É com imensa satisfação que comunicamos a todos e todas o resultado da visita e avaliação do MEC in loco. Nosso curso não só foi reconhecido como o foi com louvor, pois nossa nota foi 4,0 conforme relatório final, que ao fim do texto poderá ser apreciado em suas considerações finais. Para nós que fazemos esse Curso acontecer não foi apenas uma boa nota, inclusive a mesma da UFPB enquanto instituição. Esse 4,0 simboliza para nós muito mais do que isso. Representa, em primeiro lugar, a concretização de um projeto idealizado pela Profª. Dra. Neide Miele que, há quatro anos atrás, vislumbrou a oportunidade de prepararmos docentes para uma educação mais inclusiva, que de fato ensinasse a diversidade religiosa, que tivesse um caráter não proselitista, posto que embora não haja guerras religiosas no Brasil aos moldes de outros países, como aqueles situados no Oriente Médio, temos aqui uma forte intolerância religiosa que se manifesta das mais diversas formas, especialmente no ambiente escolar. Naquele momento de fundação, em meio há muitas adversidades, incompreensões e lutas, Profª. Neide optou em prosseguir e enfrentar ao invés de esmorecer ou desistir. A ela se juntaram os professores doutores Fabrício Possebon e Eunice Simões Lins Gomes e com apenas três professores nascia, em 2009, o Departamento de Ciências das Religiões e o Curso de Licenciatura em Ciências das Religiões, como um projeto inovador e pioneiro, pois somos a primeira Graduação em Ciências das Religiões em uma Universidade Federal no Brasil. Assim, registramos nossos agradecimentos a atual reitoria que se mostrou bastante receptiva ao nosso Curso, fazendo-se presente em nossos eventos e as demais instâncias superiores da UFPB pelo apoio recebido.

                Sem o acolhimento do Centro de Educação, na época dirigido pelos professores Otávio Mendonça e Wilson Aragão e hoje pelo Prof. Dr.Wilson Aragão e Profª. Dra. Marisete Lima, a concretização do projeto de Profª Neide não teria sido possível. Sem o apoio da atual Direção neste momento crucial da visita do Mec, também não teríamos conseguido. Registramos aqui publicamente nossa gratidão.

                Agradecemos a Secretaria de Educação Estadual e Municipal da Paraíba, particularmente a Comissão e Coordenação de Ensino Religioso, que lutam pelo Ensino Religioso como uma disciplina não proselitista, que de fato possa conduzir aos discentes a um comportamento de respeito à diversidade religiosa. A solicitação feita pela Comissão de Ensino Religioso foi de extrema importância para o surgimento de nosso Curso, pois demonstrava a necessidade social do mesmo.

                Aos outros Professores de nosso DCR, que se juntaram aos três primeiros professores, gostaríamos de agradecer, pois cada um a seu modo contribui na concretização não de um Curso apenas, mas de um ideal acadêmico. À medida que o Departamento crescia, ganhava novas feições até chegar ao seu formato atual: um departamento plural, diversificado, que mesmo em meio às resistências e as  diferenças que são inerentes ao convívio em grupo, conseguiu desenvolver com maestria um projeto que se tornou coletivo.

                À Coordenação do Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões, os nossos sinceros agradecimentos, pois o trabalho integrado que desenvolvemos, unindo nas mais diversas atividades a Graduação e a Pós-Graduação mostraram-se fundamentais para o sucesso desta avaliação.

                Agradecemos ainda aos professores de outros Departamentos, tanto aqueles que compõem o Centro de Educação como os que estão fora dele, particularmente aos Departamentos de Ciência da Informação, de Educação Musical, de Letras Clássicas e Vernáculas e de Odontologia, que gentilmente nos cederam seus professores que vieram somar e contribuíram imensamente para esse resultado mais do que positivo que temos hoje!

                À secretaria, especialmente a Edseuda Marques Araújo, e aos demais funcionários do Centro de Educação, nossa equipe de funcionários atual e aqueles que já passaram pelo nosso Curso, nossa gratidão, pois juntamente com o corpo docente, “vestiram a camisa” do Curso e foram determinantes para o sucesso de nossa avaliação.

                Aos nossos queridos alunos, razão de ser de todo esse projeto, somos imensamente gratos. Esse Curso nasceu para vocês e por vocês, que acreditaram numa nova proposta educacional, que escolheram fazer parte dela e hoje fazem história no Brasil. Sem vocês nada disso teria sido possível!

                A todas as entidades representativas da área de Teologia e Ciências da Religião ou que dialogam com a mesma (FONAPER, ANPTECRE, SOTER, ABHR, dentre outras) que através dos eventos promovidos, das revistas, periódicos e demais materiais publicados, contribuíram imensamente para a formação de nossos docentes e discentes, deixamos registrado nossos agradecimentos. Aos demais colegas, professores e pesquisadores da área, com quem trocamos experiências, estabelecemos parcerias, o nosso muito obrigada!

                Enfim, nós que integramos a Direção do Curso neste momento, sentimos falta das palavras, que se mostram insuficientes para expressar nossa imensa alegria e satisfação diante dessa vitória! A caminhada não foi fácil, teve seus percalços, suas “pedras no caminho”, mas isso só nos fez mais fortes, mais determinados e ainda mais certos desse reconhecimento. Assim agradecemos a todos que torceram por nós!

                Um forte abraço,

                A Chefia Departamental (Profª Drª. Dilaine Sampaio de França e Profª. Drª. Neide Miele) e a Coordenação do Curso de Graduação em Ciências das Religiões (Prof. Dr. Fabrício Possebon e Profª. Drª. Suelma Morais).

CONCLUSÃO DO RELATÓRIO FINAL DO MEC

CONSIDERAÇÕES FINAIS DA COMISSÃO DE AVALIADORES

 Esta comissão tendo realizado as considerações sobre cada uma das três dimensões avaliadas e sobre os requisitos legais, todas integrantes deste relatório, atribuiu, em consequência, os seguintes conceitos por Dimensão: 

Dimensão 1 (ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA): 4,5 

Dimensão 2  (CORPO DOCENTE E TUTORIAL): 4,9 

Dimensão 3 (INFRAESTRUTURA):4,0 

Em razão do acima exposto e considerando ainda os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior-CONAES e neste instrumento de avaliação, este Curso de Graduação em Ciências das Religiões, modalidade Licenciatura, apresenta um perfil MUITO BOM de qualidade. 

 CONCEITO FINAL: 4

 

 

Publicado originariamente em 29 de junho de 2013.

 

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image