Paraná – Criação do curso de segunda licenciatura em Ciências da Religião com habilitação em Ensino Religioso

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Paraná – Criação do curso de segunda licenciatura em Ciências da Religião com habilitação em Ensino Religioso

Desde 2005 o curso de História da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) vem desenvolvendo pesquisas na área de História das Religiões e Ciências da Religião, uma parte do corpo docente do curso, fundou em 2005 o Núcleo de Pesquisas em História das Religiões congregando pesquisadores da UENP e de cursos de pós-graduação da área com o objetivo de ampliar as discussões sobre o tema , além de um número considerável de produções bibliográficas, obtivemos como resultado do trabalho desenvolvido um crescimento acadêmico notável por parte de nossos pesquisadores que ingressaram no NPHR em nível de iniciação científica e hoje estão prestes a concluir seu doutoramento.

Desde 2008 a disciplina de História das Religiões foi incorporada à grade curricular do curso o que contribui, juntamente com o NPHR para a continuidade de estudos e pesquisas na área.

Entendemos que a religião e as religiosidades assumem um papel de destaque na sociedade brasileira, cada vez mais, observamos o crescimento de religiões que antes ocupavam um papel marginal em termos de influência sócio-política e hoje protagonizam um papel importante em diversos setores, inclusive no Congresso Nacional e na grande mídia . Ao mesmo tempo, desenvolveu-se movimentos religiosos ligados à New Age, Santo Daime e religiões de matriz africana , porém, a multiplicidade de religiões e religiosidade que permeiam a sociedade brasileira contemporânea não tem garantido a tolerância religiosa, pelo contrário, quase que cotidianamente nos deparamos com episódios lamentáveis que vão desde quebradeiras de imagens sacras até a invasão de templos e espancamento de líderes religiosos. Neste contexto, entendemos como necessária a oferta de um Ensino Religioso que esteja pautado em estudos e pesquisas que abordem o papel sócio-cultural das religiões e religiosidades por um viés baseado em pressupostos epistemológicos norteados pela Ciência das Religiões , superando o ensino proselitista e priorizando-se uma reflexão que permita a compreensão dos fenômenos religiosos e as diferentes visões de mundo que ele proporciona de maneira a superar preconceitos e discriminações.

OBJETIVOS DO CURSO DE SEGUNDA LICENCITURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

Tendo como foco o estudo do fenômeno religioso pelo viés da ciência da Religião e com interface em elementos teóricos e metodológicos da filosofia, sociologia e história das religiões numa perspectiva multidisciplinar e transdisciplinar, o curso de Ciências da Religião apresenta os seguintes objetivos :

a. Promover o estudo e a pesquisa dos fenômenos transcendentais tais como: epifanias, hierofanias, possessões e outros, além de seus desdobramentos no imaginário individual e coletivo, em especial na sociedade brasileira contemporânea.

b. Investigar o fenômeno religioso como foco em sua multiplicidade, a a fragmentação e adaptação à fluidez do mundo pós-moderno, bem como, perceber as permanências e o enfrentamento à modernidade por parte de alguns grupos religiosos.

c. Promover a tolerância e a compreensão das religiões presentes na contemporaneidade e em especial na sociedade brasileira.

d. Oferecer a formação didático-pedagógica necessária para um ensino religioso que ultrapasse o proselitismo e as posições dogmáticas priorizando uma visão das religiões e religiosidades com fenômenos sócio-culturais emergidos de conjunturas e contextos históricos.

PERFIL DO PROFISSIONAL FORMADO

a) O licenciado em Ciências da Religião deverá estar apto a aplicar e descrever métodos de ensino e aprendizagem voltados para a compreensão dos fenômenos religiosos em suas múltiplas manifestações através de diferentes olhares.

b) O Cientista da Religião deverá estar preparado para promover uma abordagem do fenômeno religioso que promova a transdisciplinariedade levando a compreensão da religião e religiosidades como algo presente no legado cultural da humanidade, mantendo sintonia com as políticas educacionais em nível estadual e federal.

c) O egresso deverá ser capaz, além das atividades próprias à docência, de produzir pesquisas que contribuam para novos estudos das religiões e religiosidades, bem como, de métodos que permeiem essas dimensões de forma que o cientista das religiões compreenda e torne compreensível seu objeto de pesquisa.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O Cientista da Religião habilitado em Ensino Religioso estará apto a atuar :

• No Ensino Religioso na Educação Básica

• No desenvolvimento e divulgação de estudos e pesquisas que envolvam o fenômeno religioso e suas conseqüências sócio-culturais.

• Na consultoria de instituições religiosas ou laicas interessadas na análise e na compreensão do fenômeno religioso.

• No trabalho em museus e centros de documentação e memória que tratem das religiões e religiosidades.

 

Publicado originariamente em 15 de dezembro de 2016.

 

/ Brasil

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Comentários (3)

  1. Boa noite! SOU LICENCIADA EM CIÊNCIAS DA RELIGIĀO E PÓS GRADUANDA EM METODOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, PORÉM NĀO FUI CONVOCADA PARA LECIONAR ESTE ANO POIS NO ESTADO DO PARANÁ NĀO TEM ESTA MODALIDADE NO EDITAL DE 2017. ESTOU MUITO DESAPONTADA POR TAL SITUAÇĀO PARTICULAR. O QUE FAZER NESTA STUAÇĀO? A GENTE DÁ A VIDA PRA ESTUDAR E NADA ACONTECE DEPOIS DA FORMAÇĀO. SÓ ESPERAR…O QUE???

  2. Gilcarla Oliveira dos Anjos Dutra :

    Quanto custa o curso ? E qual o período?

    • Sérgio Junqueira :

      Este curso está no final. É uma universidade estadual

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