Paraná – Ensino Religioso no Mapa Nacional da Pesquisa em Educação e Ciências da Religião

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Paraná – Ensino Religioso no Mapa Nacional da Pesquisa em Educação e Ciências da Religião

Neste ano em que comemoramos os dez anos da publicação das DIRETRIZES para orientar a formação de professores do Ensino Religioso, mais uma ação corajosa do FONAPER. O Fórum publicou os PCNER, as Diretrizes, organizou o cursos de Extensão, publicou os cadernos temáticos, promove os Congressos Nacionais de ER, os Seminários de Capacitação, acompanha as legislações federais e estaduais, mantêm o site. Todo este trabalho com muito ardor e grandes dificuldades. Mas, é preciso apoio individual e de grupos. Neste sentido que o GPER (Grupo de Pesquisa Educação e Religião) vem socializar seu trabalho, pois é fundamental que em conjunto ao FONAPER mantenhamos o trabalho de pesquisa, que possamos alcançar publicações, acontecimentos, Associações especialmente no campo da educação. Este mês março estará sendo concluído o relatório anual da CAPES para verificar a situação dos Programas de Pós-Graduação de todo o BRASIL, é muito importante que a cada ano o Ensino Religioso esteja presente significativamente em publicações – especialmente REVISTAS e ANAIS (Acontecimentos) indexados (Qualis). O GPER ainda está longe de estar dentro de participar dos acontecimentos com o chamado QUALIS A, mas estamos com o esforço de toda a equipe realizar pesquisas no campo da construção da identidade do Ensino Religioso e da formação do professor desta área. Sonhamos com a REDE BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE PEDAGOGIA RELIGIOSA, envolvendo EDUCAÇÃO & CIÊNCIAS DA RELIGIÃO. No ano que completamos oito anos queremos brevemente socializar o recente percurso. No ano de 2000 foi criado o GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO E RELIGIÃO, em 2001 foi registrado no CNPq, até o ano de 2006 esteve vinculado a PUCPR, a partir de 2007 encontra-se como Pesquisa Independente (GPI). Desde a sua origem temos vinte membros, sendo graduandos, mestrandos, mestres, colaboradores, outro dado importante é que doze dissertações já foram defendidas, neste semestre serão defendidas mais duas. Uma outra informação importante foi à criação do site em março de 2005, que ao longo destes quase três anos sendo acessado por professores, pesquisadores, secretarias de educação e diversas instituições de ensino, no mês de janeiro (tempo de férias) tivemos um total de 1720 acessos. Ainda em 2005, no dia 24 de março lançamos a primeira NEWSLETTER – GPERNEWS, alcançamos o total de 124 GPENEWS, atualmente com 1817 inscritos (29 de fevereiro). O GPER realizou dois grandes projetos: A concepção do Ensino Religioso segundo o modelo brasileiro (2000-2005) e O professor de educação religiosa: sua identidade e sua prática (2006 e será encerrada neste ano). Para efetivar o primeiro projeto ocorreram os seguintes subprojetos: Identidade da Pastoral Escolar na educação básica e A pastoral universitária no ambiente confessional. No segundo projeto temos como subprojetos: O Sagrado nas águas do Paraná, Gênero e Orientação Sexual na formação do professor de Ensino Religioso; A cultura cigana na formação de professores; Fundamentos do Ensino Religioso. Os trabalhos desenvolvidos pelos mestrandos e graduandos contribuem para as construções dos conceitos da Educação Religiosa. Para 2009, estarão sendo articulado dois projetos em parceria com a Profa. Dra. Rosa Lydia Teixeira Corra sobre a Cultura e Saberes Docentes, um segundo sobre a História da Formação de Professores. Em 2007 tivemos a publicação de dois livros: Ensino Religioso no Ensino Fundamental (Cortez – Qualis – Grupo A); Ensino Religioso: aspectos legal e curricular (Paulinas – Qualis Grupo C). Foram publicados os seguintes capítulos de livros: A escola confessional, espaço-religioso. Ensino religioso e pastoral escolar: qual a sua perspectiva? (AECBR – Qualis Grupo C); Dez anos do artigo trinta e três da LDBEN: avanços e desafios (OIKOS – Qualis Grupo C). O GPER colaborou na organização dos anais do IV Congresso Nacional de Ensino Religioso promovido pelo FONAPER e no texto oficial do Ideário Pedagógico Pastoral da Rede CIESC. Os artigos publicados foram: A contribuição do ponto de vista do professor- leitor da Diálogo – Revista de Ensino Religioso (Revista Lusófona de Ciências de Religião/ Lisboa); Desafios do contexto histórico-legislativo da formação de professores de Ensino Religioso no Brasil Revista Lusófona de Ciências de Religião/ Lisboa); História, Geografia e Ensino Religioso: uma proposta integrada (Revista Diálogo Educacional – Qualis C Nacional); L’insegnamento della religione nella prospettiva della scuola (Revista Orientamenti Pedagogici Roma/ Itália); Na perspectiva do espaço escolar: Ensino Religioso (Revista Via Teológica – Qualis C Nacional); Percurso histórico da capacitação docente (Revista Diálogo); Por que ensinar? (Revista Lusófona de Ciências de Religião/ Lisboa); Desafios do contexto histórico-legislativo da formação do professor de ensino religioso (Revista Educação em Questão / UFRN – Qualis C Nacional). O GPER colaborou na organização da REVISTA RELIGIÃO & CULTURA (Qualis A Nacional) com os artigos: Aspectos legislativos do Ensino Religioso brasileiro: uma década de identidade; Epistemologia do Ensino Religioso; Aspectos conceituais na formação de professores do Ensino Religioso no Brasil; Formação docente para o Ensino Religioso desafios e perspectivas na refundação de uma disciplina escolar; Cultura, cidadania e Ensino Religioso; Abrindo janelas: um desafio à formação de educadores além de territórios e territorialidades. Artigos em jornais: Porque discriminar um cidadão brasileiro por motivos religiosos? (Jornal Folha da Terra); Princípios pedagógicos para definição de conteúdos do Ensino Religioso (Boletim AEC/SP); Identidade, diversidade e pluralismo (O Transcendente). O grupo apresentou seus trabalhos em diferentes acontecimentos: Blumenau/ SC – VII Seminário Estadual de Política e Administração da Educação/ ANPAE/SC: Infância, Currículo e Gestão (Formação de docentes no Estado de Santa Catarina: Olhares e leituras); Curitiba/ PR – III Seminário Nacional Religião e Sociedade: o espaço do sagrado no século XXI (Educação, Religião e Símbolos); Curitiba/ PR – IV Congresso Nacional de Ensino Religioso (Olhares da formação de professores do Ensino Religioso); Curitiba/ PR – Seminário de Planejamento de Ensino Religioso do CIESC (Plano Anual do Programa de Ensino Religioso do CIESC); Curitiba/ PR – Seminário Pedagogia em debate VII e II Colóquio Nacional de formação de professores (Implicações para a formação docente a partir das concepções sobre o sagrado de professores do ensino religioso da rede estadual de educação); Curitiba/PR – VII Congresso Nacional de Educação – Educere (Reflexão sobre o professor que atua na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em particular com a disciplina de ensino religioso; Educação Confessional no Brasil: uma perspectiva ética; Currículo Escolar e algumas possibilidades de integração entre as disciplinas de história, geografia e ensino religioso; A formação de professores do Ensino Religioso: uma visão do contexto histórico-legislativo no Brasil; A contribuição da Revista DIÁLOGO para a formação do professor leitor do Ensino); João Pessoa/ PB – I Simpósio Internacional em Ciências das Religiões (Estrutura pedagógica do Ensino Religioso; Diversidade cultural religiosa e formação de docentes espaços e lugares no Estado de Santa Catarina); Maringá/PR Encontro do GT Nacional de História das Religiões e Religiosidades (Desafios do contexto histórico-legislativo da formação do professor de Ensino Religioso no Brasil; A Coleção Redescobrindo o Universo Religioso); Santiago do Chile: Encontro Nacional de Pesquisa sobre o Ensino Religioso (O modelo brasileiro do Ensino Religioso); São Leopoldo/RS – IV Simpósio de Ensino Religioso (Ensino Religioso que espaço é este ? Uma identidade pedagógica); Teresópolis/ RJ – III Encuentro de la Red Interreligiosa Latinoamericana de Educacionl para la Paz (Ensino Religioso a partir do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso). Estejamos atentos para 2008, pois estes são os ACONTECIMENTOS que terão validade para o relatório da CAPES a ser preenchido em 2009, especialmente para EDUCAÇÃO: 01. V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar http://www2.dce.ua.pt/vsimposiooge Data limite para envio de comunicações: 15 de Março de 2008. Qualis-CAPES: Internacional “B”; 2 – Conferência – Educando o Cidadão Global: Globalização, Educação e Novos Modos de Governação. http://formularios.grupolusofona.pt/globalizacao/pt.html Data limite para envio de comunicações individuais: 31 de Março de 2008. Qualis-CAPES: * Qualis não Informado.; 3 – RED. ESTRADO – VII Seminário da Rede de Estudos sobre Trabalho Docente – “Novas Regulações na América Latina” http://www.fae.ufmg.br/estrado/VII_SEMINARIO_REDESTRADO/ http://www.redestrado.org www.fae.ufmg.br/estrado Data limite para envio de resumos: até 15 de março de 2008. Qualis-CAPES: * Qualis não Informado. ; 4 – XIV ENDIPE – Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas. http://www.pucrs.br/eventos/endipe/index.php Data limite para envio de trabalhos: * Prazo encerrado Qualis-CAPES: Nacional “A”; 5 – 31ª. Reunião Anual – ANPEd http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/ Data limite para envio de trabalhos: 09 de Abril de 2008. Qualis-CAPES: Internacional “A” 6 – IV Colóquio Luso-Brasileiro Sobre Questões Curriculares http://www.clb.ced.ufsc.br/index.htm; Data Limite para envio de trabalhos: 10 de Março de 2008. Qualis-CAPES: Internacional “A”. 7 – VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação http://web.letras.up.pt/7clbheporto/ Data limite para envio de trabalhos: * Prazo encerrado. Qualis-CAPES: Internacional “A”; 8 – ANPEd Sul 2008. http://www.univali.br/anpedsul Data limite para envio de trabalhos: * Prazo encerrado Qualis-CAPES: Local “A”; 9 – V Congresso Brasileiro de História da Educação http://www.vcbhe.com.br/Data limite para envio de trabalhos: 30 de Abril de 2008. Qualis-CAPES: Nacional “A”; 10 – VII Encontro Internacional de Educação Inicial e Pré-escolar Contato: eventointernacional@celep.rimed.cu ctecientifico@celep.rimed.cu

Publicado originariamente em 2008.

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