Paraná – IV Jornada de Ensino Religioso e I Fórum de Diversidade Religiosa de Curitiba

banderia do parana

Paraná – IV Jornada de Ensino Religioso e I Fórum de Diversidade Religiosa de Curitiba

Entre os dias 27 a 29 de agosto de 2018, pesquisadores, acadêmicos, professores e gestores das redes municipal e estadual de ensino participam da Jornada e Fórum de Ensino Religioso, na Federação Espírita do Paraná, no Centro.
Parceria entre as duas redes e a Associação Inter-religiosa de Educação (Assintec), o evento promove debates, apresentações culturais e discussões sobre o ensino religioso na educação básica. Também são objetivos discutir o diálogo e o respeito na construção da autonomia e da cidadania, sempre a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“Buscamos a articulação conjunta das redes para o ensino religioso nas escolas, segundo a legislação vigente e de acordo com as orientações previstas no currículo, privilegiando os processos formação”, disse a gerente de currículo da Secretaria Municipal da Educação, Luciana Zaidan.
Matrizes religiosas
O ensino religioso está previsto Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a oferta nas escolas públicas é obrigatória, porém, a matrícula é opcional.
Na rede municipal as aulas são dadas por professoras com formação especial, a partir do currículo e de um planejamento que explora as quatro matrizes religiosas: indígena, africana, oriental e a ocidental. Nos anos finais do ensino fundamental são professores de história que abordam o conteúdo.
Ampliar o repertório dos professores é uma estratégia da Secretaria Municipal da Educação, por meio do programa Veredas Formativas. “Também está em processo a construção coletiva de uma caderno de sugestões de trabalho para o ensino fundamental que será lançado em setembro, na Semana do Ensino Fundamental”.
Para quem atua com o tema em sala de aula os eventos representaram oportunidades importante para a troca de conceitos e práticas. “A criança não tem preconceito, não vê diferença na religião do outro. Ela tem é curiosidade de conhecer o novo e isso deve ser explorado para explicar o que é o sagrado dentro de cada religião”, ressalta a professora Elizabeth Maria da Silva, da Escola Municipal Tancredo Neves, na Fazendinha.

Programação do evento

27/08 8h – Credenciamento 8h30 – Mesa de abertura 9h – Panorama do Ensino Religioso no cenário Nacional 10h – Café 10h15 – O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular  13h – Momento cultural 13h30 – Referencial Curricular do Estado do Paraná  15h15 – Currículo do Ensino Fundamental de Curitiba 

28/08 8h – História da ASSINTEC: cantando e contando os 45 anos  10h15 – Pós-modernidade e diversidade religiosa 13h – Momento cultural 13h30 – Práticas pedagógicas e a formação continuada – com representantes das secretarias do Estado do Paraná, Prefeituras de São José dos Pinhais e Curitiba 15h – Café 15h15 – Implantação do Ensino Religioso na Prefeitura Municipal de Londrina 

29/08 8h – Mesa de diálogo inter-religioso: Preceitos éticos e regras de ouro das religiões – Líderes religiosos das diferentes matrizes (africana, indígena, ocidental e oriental)  10h15 – Momento cultural (Dança dos orixás) 10h40 – Práticas pedagógicas relacionadas aos preceitos éticos e regras de ouro das religiões  13h – Mesa de diálogo inter-religioso: Preceitos éticos e regras de ouro das religiões  Líderes religiosos das diferentes matrizes (africana, indígena, ocidental e oriental) 15h15 – Momento cultural (Dança do Sagrado Feminino) 15h40 – Práticas pedagógicas relacionadas aos preceitos éticos e regras de ouro das religiões

 

Fonte – Prefeitura de Curitiba

 

 

 

 

 

Publicado originariamente em 29 de agosto de 2018.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image