Paraná – Professores participam da Jornada de Ensino Religioso em Curitiba

banderia do parana

Paraná – Professores participam da Jornada de Ensino Religioso em Curitiba

Professores de Ensino Religioso das redes municipal e estadual participam da Jornada de Ensino Religioso nos dias 20 e 21 de agosto, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). O evento tem como objetivo discutir as práticas pedagógicas da disciplina nas salas de aula, com respeito à diversidade religiosa presente nas escolas púbicas.

Durante o evento os participantes têm a oportunidade de se capacitar para realizar sua prática com o ensino religioso em sala de aula com a participação nas oficinas pedagógicas além de palestras durante os dias do encontro. Professores da Rede Municipal de Ensino também apresentam suas práticas trazendo os seguintes temas:

Símbolos Religiosos – Sandra dos Santos Pereira (E.M. Lapa)
Textos Sagrados – Lucinéia Percigili (E.M. Eny Caldeira)
Alteridade – Rosicleia Grazelkovski (E.M. Rio Begro)
Símbolos Religiosos – Rachel Ribeiro da Silva (E.M. Prof.ª Cecília Maria Westphalen)
Líderes Religiosos – Eliane Clara Pepino (E.M. Pref. Linneu F. do Amaral)
Espaços Sagrados – Marina Bonacin – (E.M. Dom Manuel D’Elboux)
O Sagrado Feminino – Adriana Fernandes (E.M. Foz do Iguaçu)
O Lúdico no Ensino Religioso – Brígida Karina L. N. da Silva (E.M. Maria Marli Piovezan)
Aspectos Organizacionais do Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Curitiba – Elizabeth C. Hernandes (Departamentyo de Ensino Fundamental).

“A jornada traz a oportunidade de trocarmos experiências e vivenciarmos práticas diferentes, de forma a melhorar ainda mais o trabalho em sala de aula”, disse Rachel Ribeiro da Silva, professora da Escola Municipal Professora Cecília Maria Westphalen.

O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Secretaria de Estado da Educação, Núcleos Regionais de Educação, Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião (Nuper), Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER), Associação Inter-Religiosa de Educação (Assintec) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

O encontro, iniciado nesta segunda-feira (20), contou com a presença da secretária municipal da educação, Liliane Casagrande Sabbag, do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, secretários municipais de educação de outros municípios do estado do Paraná e lideranças religiosas.

O presidente da Associação Inter-Religiosa de Educação (Assintec), Carlos Alberto Chiquim, sintetizou o encontro. “É um momento para estarmos analisando as práticas pedagógicas do Ensino Religioso nas escolas. O que nós queremos é o conhecimento religioso e o respeito entre as diferenças”.

Publicado originariamente em 23 de agosto de 2012.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image