Paraná – UENP realiza I Seminário de Ensino Religioso – Tema é discutido pela primeira vez no Norte Pioneiro

banderia do parana

Paraná – UENP realiza I Seminário de Ensino Religioso – Tema é discutido pela primeira vez no Norte Pioneiro

Centro de Ciências Humanas e da Educação – Campus de Jacarezinho da UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná – realizou o “I Seminário de Ensino Religioso”. Vale lembrar que esta é a primeira vez que o tema é discutido no norte pioneiro do Estado. O encontro  teve início às 14:10h e foi até as 17h e retornou no período noturno de quinta-feira (22).
O I Seminário de Ensino Religioso Escolar no Norte Pioneiro do Paraná oportunizou atividades que apontou, discutiu e definiu critérios de abordagens sobre os principais aspectos e questões centrais da disciplina de Ensino Religioso, área de conhecimento e componente curricular da Educação Básica conforme determinação da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em seu artigo 33, na redação que lhe foi dada pela Lei nº 9.475, de 22 de julho de 1997. O Seminário contou com a presença do Diretor do CCHE Professor Dr. Antonio Carlos de Souza, dos Pró-Reitores Ana Rita Levandovski e  Alfredo Moreira Júnior, e também das representantes dos NRE – Núcleo Regional da Educação – das cidades de Jacarezinho, Cornélio Procópio e Ibaiti.
 O evento, segundo seu organizador, Prof. Maurício de Aquino, “justifica-se uma vez que essa disciplina, de fundamental importância para o entendimento de diversas expressões culturais, tem sido relegada ou oferecida de modo equivocado, infringindo, em alguns casos, a própria legislação brasileira que, assentada em direitos humanos e laicos, proíbe o ensino confessional e proselitista na escola pública”, argumenta.
O encontro oportunizou principalmente aos graduandos e recém-graduados de Ciências Humanas da UENP e aos professores de Ciências Humanas e de Ensino Religioso da região, atividades acadêmicas de exposição e discussão de conhecimentos legais, pedagógicos e teórico-metodológicos sobre o Ensino Religioso Escolar, além de oferecer informações sobre a realidade dessa disciplina no Norte Pioneiro do Paraná.
Para o Diretor do CCHA, Professor Antonio Carlos, o Seminário de Ensino Religioso definiu critérios de abordagens de temas de religião na escola laica segundo os princípios dos direitos humanos. “A religião fundamenta a sociedade e faz parte da cultura brasileira e discutir os fundamentos teórico-metodológicos das Ciências Humanas acerca da religião será sempre oportuno”.
O momento de debate também serviu para articular as ações e saberes de pesquisadores e gestores educacionais do Norte Pioneiro do Paraná sobre a disciplina de Ensino Religioso, em particular, entre os Núcleos Regionais de Educação de Jacarezinho, Cornélio Procópio, Ibaiti e Wenceslau Braz e a UENP.
 
Publicado originariamente em 23 de abril de 2012.
/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image