Rio de Janeiro – Curso de Pós-Graduação de Ensino Religioso na UCP

RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro – Curso de Pós-Graduação de Ensino Religioso na UCP

No dia 17 de junho teve inicio na Universidade Católica de Petrópolis (UCP) o curso de pós-graduação em Ensino Religioso. A aula magna foi feita pelo bispo diocesano, Dom Filippo Santoro, que entre outras coisas, ressaltou que “o professor de Ensino Religioso deverá ter formação e carta eclesial para poder dar testemunho como batizado”.
 
O bispo afirmou que hoje encontramos o crer versus o saber, frisando que os dois devem estar unidos. “O saber é uso efetivo de nossa razão e o crer percorre o caminho do saber, porém num certo momento nos deparamos com uma razão maior, descobrimos no encontro, algo muito maior do que cálculos, fazendo com que o horizonte se abra a algo muito maior do que nossa razão. A Fé no processo de conhecimento, está no ápice da razão, fazendo-nos deparar com o Mistério que se revela por sua iniciativa, livre e gratuita”.
 
O Ensino Religioso, segundo o bispo, não é apenas o ensino de uma antropologia que fala de um Deus que existe, mas que permanece prisioneiro de nossa imaginação. “O Ensino Religioso aprofunda a pergunta do coração e apresenta uma resposta concreta. Segundo a Lei 9.475 de 97 quem determina o Ensino Religioso são os vários credos e não o Estado”. Apesar do Ensino Religioso ser pluriconfessional, deve ter sua identidade definida. “A Pluralidade não significa mistura, mas não se deve silenciar a identidade católica”.
 
Publicado originariamente em 24 de julho de 2010.
/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image