Rio de Janeiro – ISER pesquisa sobre o Ensino Religioso

RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro – ISER pesquisa sobre o Ensino Religioso

O Instituto de Estudos da Religião luta pela redução das desigualdades sociais, pelo respeito à diversidade cultural e religiosa e a sustentabilidade sócio-ambiental. São mais de três décadas de engajamento de intelectuais e militantes sociais em projetos concretos voltados para a integração critica dos excluídos, prostitutas, meninos de rua, negros, presos, vitimas da AIDS e mulheres. O realce necessário à tecnologia de pesquisa se realiza por conseqüência de ser a principal atividade e especialidade do ISER. Nas modalidades de pesquisa qualitativa, quantitativa, surveys, enquetes ou pesquisa-ação e pesquisa participativa, o ISER tem desenvolvido consultorias e projetos. Todas as áreas temáticas, a saber, Organização da Sociedade Civil, Violência Urbana, Meio Ambiente e Religião e Sociedade estão articuladas com metodologias de pesquisa.

O Ensino Religioso no Brasil: Definições Normativas e Conteúdos Curriculares

Objetivo Geral:

Ø Elaborar um mapeamento da situação do ensino religioso (ER) em escolas públicas em diversos estados brasileiros com base nas normatizações pertinentes e considerando dois planos: ações do Estado e mobilizações da sociedade civil.

Ø Analisar as propostas curriculares e o material didático produzidos por instâncias de alcance nacional para o tema do ensino religioso

Objetivos Específicos:

Ø A partir de fontes remotas, mapeamento da situação do ensino religioso nos estados selecionados;

Ø Visitas aos estados selecionados com a finalidade de consultar documentação sobre implementação do ER e de entrevistar pessoas envolvidas com o assunto;

Ø Análise de conteúdo de material curricular visando uma caracterização geral do mesmo e uma avaliação sobre como temáticas pertencentes ao campo das questões sexuais e reprodutivas são tratadas nesse material.

Financiador: CEBRAP

Responsável: Emerson Giumbelli (2008)

Publicado originariamente em 11 de abril de 2011.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image