Rio de Janeiro – Relato do II Congresso Nacional de Ensino Religioso nas escolas

Rio de Janeiro – Relato do II Congresso Nacional de Ensino Religioso nas escolas

Com início no dia 3 de junho, às 14h, e término no dia 5 de junho, às 21h15m, aconteceu o II Congresso Nacional de Ensino Religioso nas Escolas, em Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro. O evento foi promovido pela Ong Brasil Sadio/Associação Prof. José Luciano Lopes nas excelentes dependências da UNIG, Universidade Iguaçu. Criacionismo científico em debate, foi o tema principal do Congresso desenvolvido pelo conferencista e pesquisador, Dr. Adauto Lourenço, que obteve sua pós-graduação em Física Nuclear, na Alemanha. Participaram da mesa de debate, D. Estevão Betencourtt e Dr. Olintho Pegoraro, moderada pelo Dr. Zaqueu Zengo. Os registros da avaliação das conferências revelaram a satisfação dos congressistas quanto ao alto nível e qualidade do conteúdo apresentado pelo Dr. Adauto. Waldemar Boff, educador popular, substituiu Frei Betto,cuja ausência foi justificada pela convocação de emergência do presidente Luiz Inácio da Silva, de quem é assessor especial. Dr. Sergio Junqueira, presidente do FONAPER, apresentou duas conferências sobre o contexto do ensino religioso no Brasil. Estiverem representados 16 Estados do Brasil, 13 universidades e várias instituições particulares e públicas, num fluxo de audiência superior a 200 pessoas/dia. Dois assessores parlarmentares vieram de Brasília designados para acompanhar os trabalhos do Congresso e prestar relatório com o objetivo de definir formas de participação nas questões do ensino religioso nas escolas. A expectativa era de mais de 300 congressistas, não alcançada em virtude dos problemas de violência divulgados pela mídia, que, infelizmente, desencorajam o deslocamento para a cidade do Rio de Janeiro.

A programação foi enriquecida por Oficinas, Apresentação de Trabalhos Acadêmicos, Informações Institucionias e Relato de Experiências.

Editores, bilbiotecários, empresários, parlamentares, comunidade acadêmica, líderes religiosos, associação de pais e profissionais de mídia, reuniram-se com os professores em grupos de interesse, identificando a participação dos segmentos citados em questões sobre a religiosidade e espiritualidade, bem como caminhos para apoio integrado em ações educativas para a formação ética e espiritual das crianças e adolescentes, na expectativa, também, de minimizar os problemas que afetam a nossa sociedade nos dias de hoje. O coral, a orquestra da UNIG, bem como apresentações coreográficas de grupos de adolescentes do Recreio dos Bandeirantes e São Gonçalo, enriqueceram a programação. Várias editoras e instituições estiveram expondo seus serviços e produtos em estandes montados especificamente para este fim.

Na ocasião, a ONG Brasil Sadio/Associação Prof. José Luciano Lopes recebeu o título de utilidade pública, municipal, por encaminhamento do vereador Emilson Dias, ocasião em que, também, a UNIG, representado pelo seu reitor, Dr. Julio Cesar, registrou a parceria com a ONG para desenvolver cursos de graduação em Teologia, e outros cursos nas áreas das ciências da religião, em nível de extensão e pós-graduação. A ONG Brasil Sadio, credenciada pelo Ministério da Justiça, vem desenvolvendo atividades nas áreas de educação, ação social e meio-ambiente.

As conclusões do Congresso estão sendo organizadas para posterior veiculação, bem como a disponibilização das conferências em fita de vídeo e cd, podendo ser solicitadas pelo e-mail [link=mailto:apjll@alternex.com.br]apjll@alternex.com.br[/link] ou pelos telefones 21 22981078/1308.

A ONG Brasil Sadio deverá realizar congressos regionais, sendo o próximo previsto para Brasília, a convite dos assessores parlamentares presentes, possivelmente no mês de abril de 2004.

Registramos nossos agradecimentos aos congressistas que acreditaram em nossa proposta, a contribuição que deram participando em todas atividades e colaborando com sugestões, aos conferencistas e palestrantes, à UNIG pela cessão de suas dependências e instalações, aos apoiadores e à eficiente equipe de coordenação e apoio do Congresso.

Dr. Silvino Netto – Presidente da ONG Brasil Sadio

Publicado originariamente em 2004.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image