Rio de Janeiro – X Fórum do Ensino Religioso pela Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro

0b9cf7bbffb4979378960453a44b20aetn

Rio de Janeiro – X Fórum do Ensino Religioso pela Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro

Na mesa de abertura, estiveram presentes o subsecretário de Gestão da Rede e de Ensino da Seeduc, Antonio Vieira Neto; o assessor especial Luiz Carlos Pugialli – representando a Secretaria de Estado da Casa Civil e o Gabinete do governador Sérgio Cabral; o diretor do Departamento de Ensino Religioso da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Padre Paulo Romão; o assessor de comunicação da Sociedade Beneficente Muçulmana do estado, Fernando Celino; e a representante da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna, Raga Bhumi.
Na ocasião, o subsecretário Antônio Neto destacou a importância da implementação do Currículo Mínimo de Ensino Religioso, ocorrida este ano. O documento serve como referência a todas as escolas da rede, apresentando as competências e habilidades que devem estar nos planos de curso e nas aulas. Sua finalidade é orientar, de forma clara e objetiva, os itens que não podem faltar no processo de ensino-aprendizagem em cada componente curricular, ano de escolaridade e bimestre.
– Esse é o nosso 10º fórum. O professor de Ensino Religioso é valioso para cada unidade escolar. É uma política pública que já está consolidada no Estado do Rio de Janeiro. É um momento de orgulho e conquista para a Secretaria, porque, pela primeira vez, essa disciplina terá um Currículo Mínimo. Foi um trabalho árduo, mas que teve um belo resultado. Esse material de excelência irá auxiliar o trabalho dos docentes na disciplina – afirmou o subsecretário.
O documento encontra-se disponível para acesso nos portais Conexão Professor e no site as Seeduc.
A manhã contou, ainda, com a apresentação cultural do Ciep 123 – Glauber Rocha, de Nova Friburgo. Os alunos fizeram, de forma criativa, uma releitura sobre a história do negro no Brasil. O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, agradeceu a presença dos estudantes e professores.
– Vocês são exemplos de que a escola pública tem o seu valor. Temos que resgatar o respeito mútuo, o olhar e o carinho com o próximo. Reconhecer o valor do outro. A apresentação foi maravilhosa, estou emocionado – disse Risolia.
Durante o dia, foram ministradas várias palestras com temas diversificados: Fraternidade: Um grito por dignidade; Escravidão no mundo atual; Preconceito e intolerância na escola; e Ensino Religioso no Estado do Rio de Janeiro – 10 anos de desafios e conquistas.
Para a assessora especial de Ensino Religioso da Seeduc, Maria Beatriz Leal da Silva, o encontro teve um resultado positivo.
 
Publicado originariamente em 29 de março de 2014.
/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image