Rio Grande do Sul – 15° CRE conclui 5° encontro de Formação de Ensino Religioso

ebecbc3def190684b5f2a6fb1b72ccfetn

Rio Grande do Sul – 15° CRE conclui 5° encontro de Formação de Ensino Religioso

15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), por meio da assessoria de Ensino Religioso promoveu no dia 25 de agosto de 2017 na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, em Erechim, a conclusão do 5° encontro de Formação intitulado “Ensino Religioso e Seus Saberes”.

Os 80 professores de ensino religioso da rede estadual de ensino que participaram desta formação terão uma certificação de 100 horas, sendo que destas, 60 horas realizadas à distância dentro do sistema Moodle, onde os professores receberam bibliografias direcionadas e atividades realizadas em sala de aula a partir das leituras. As 40 horas de formação presencial foram divididas em cinco encontros que iniciaram-se no dia 18 de abril e foram concluídos na última semana.

Ensino Religioso

Esta formação se fez necessária em cumprimento à Constituição Federal 1988 – Artigo 210, Constituição Estadual 1989 – Artigo 209, LDB 9.394/96 Artigo 33 em cumprimento às orientações da SEDUC, para que o professor mesmo que seja concursado em outra área e disciplina assuma o Ensino Religioso na escola, sob o respaldo legal do parecer CP/CNE 97/99.

É tarefa da instituição de ensino esclarecer à comunidade escolar sobre a importância do Ensino Religioso na formação básica do cidadão (art, 22 da LDBEN), como área do conhecimento que não privilegia crenças religiosas, nem prega adesão a uma determinada Igreja, mas estuda o “Fenômeno Religioso”, presente nas culturas e na história da humanidade, desenvolvendo em seus conteúdos cinco grandes eixos temáticos: Culturas e Tradições. Religiosas, Teologias, Textos sagrados, Ritos e Ethos.

Publicado originariamente em 09 de outubro de 2017.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image