Rio Grande do Sul – 9º Fórum Estadual de Ensino Religioso debate competências da disciplina nas escolas estaduais

7467aed067fe8f67297be85470759bc6tn-960×720

Rio Grande do Sul – 9º Fórum Estadual de Ensino Religioso debate competências da disciplina nas escolas estaduais

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em parceria com o Conselho de Ensino Religioso do Estado do Rio Grande do Sul (Coner-RS), promoveu nesta quinta-feira, 15 de agosto, o 9º Fórum Estadual de Ensino Religioso. O encontro, ocorrido no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), teve o intuito de debater as competências e habilidades da disciplina para aproximar o conhecimento da vida dos estudantes. O componente curricular, que está presente na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é um dos itens assegurados pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

De acordo com o secretário estadual de Educação, Faisal Karam, o Ensino Religioso é fundamental para que os estudantes formem valores éticos, de fé e de espiritualidade. “É necessário que nós resgatemos princípios morais na nossa sociedade. Este trabalho, que é feito com as nossas crianças e jovens, traz fundamentos que são muitas vezes esquecidos, como o amor, a fé e a esperança”, destaca.

O diretor presidente do Coner-RS, Eliezer Morais, enfatiza a importância do encontro para promover o debate entre os professores. “Esta é uma área do conhecimento essencial para a formação dos alunos. Por isso, a possibilidade que estamos tendo, de articular e de pensar estes conteúdos em sala de aula, nos alegra muito”, ressalta.

Antes dos trabalhos do evento começarem, o bispo Humberto Gonçalves, da Diocese Meridional da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, ainda propôs uma reflexão coletiva sobre a tolerância religiosa e a aceitação de diferentes crenças. “Um verdadeiro e saudável Estado laico somente será fruto de processos educativos que gerem respeito e promovam a paz”, finalizou.

Presenças

Ainda estiveram presentes no encontro o diretor do Departamento Pedagógico da Seduc, José Adílson Antunes; e o pesquisadorr de Ensino Religioso, Sérgio Junqueira.

Fonte: Secretaria de Educação – DIEGO DA COSTA
Publicado originariamente em agosto de 2019

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image