Rio Grande do Sul – Curso de Capacitação em Metodologia do Ensino Religioso (400 h)

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Rio Grande do Sul – Curso de Capacitação em Metodologia do Ensino Religioso (400 h)

Período de realização Setembro de 2007 a Abril de 2009. Dias: Aos sábados Coordenador Ms. Rodinei Balbinot Justificativa A lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, em seu artigo 33, diz que o “ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental”. O mesmo artigo assegura também “o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo”. Os parágrafos 1º e 2º, do respectivo artigo, fazem algumas indicações gerais sobre a definição dos conteúdos e a admissão de professores para a disciplina, cabendo aos sistemas de ensino esta tarefa. § 1º Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores. § 2º Os sistemas de ensino ouvirão entidades civis, constituídas pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso. Conforme Resolução CEED/RS 256/2000), o Ensino Religioso deverá ser ministrado por professores habilitados com licenciatura em qualquer área de conhecimento ficando assim determinado: Educação Infantil e séries iniciais o professor deverá ter no mínimo Habilitação do curso Normal em nível médio; séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio habilitação em licenciatura com complementação de 400 horas em cursos de atualização e aperfeiçoamento. Apesar de a lei ser clara ao propor o Ensino Religioso como parte integrante da formação básica do cidadão e o sistema estadual propor alguns critérios para a admissão de professores na disciplina de ensino religioso, os cursos de formação são ainda escassos e isto justifica também a escassez de profissionais devidamente qualificados na área. OBJETIVO Refletir sobre o fenômeno religioso e a dimensão religiosa da existência humana, a fim de capacitar professor para atuar na disciplina de Ensino Religioso e possibilitar a formação continuada nesta área de conhecimento.

METODOLOGIA A opção pela realização do Curso de Capacitação para Professores de ER em módulos de 40h 60h está ligada à compreensão de que a formação necessita estar relacionada à prática docente. Consideramos, a partir daí, algumas orientações metodológicas do curso. Em cada módulo programamos um tema específico a ser estudado e refletido e- um espaço para que os participantes organizem este tema didaticamente. Cada módulo, a partir do segundo, conteria três tópicos: 1) Retomada do módulo anterior, bem como da sua prática, em forma de memória para quem o realizou. Esta memória será uma introdução problematizadora para o novo módulo; 2) Desenvolvimento do tema específico do programa; 3) Elaboração de planos de ensino e aulas (parte didática). CORPO DOCENTE Dr. Elli Benincá Ms. Araci Ludwig Ms. Alcemira Fávero Ms. Ivanir Rodighero Valdecir Bianchi Ms Rodinei Balbinot Ms Ivanir Rampon Elenice Revers Maria Inês Busato

INVESTIMENTO 40 inscritos – 1 + 14 parcelas de R$ 40,00 – Investimento por cursista = R$ 600,00. 30 inscritos – 1 + 14 parcelas de R$ 55,00 – Investimento por cursista = R$ 825,00. 20 inscritos – 1 + 14 parcelas de RS 75,00 – Investimento por cursista = R$ 1.125,00.

CERTIFICADO Os certificados serão emitidos, no final do curso, pelo Instituto de Teologia e Pastoral como CURSO DE CAPACITAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO. No final de cada módulo será emitido um atestado com a carga horária respectiva. FREQUÊNCIA A freqüência mínima exigida é de 75%. Os cursistas também estarão comprometidos em realizar as atividades orientadas combinadas com cada professor. MÓDULOS E CRONOGRAMA MÓDULO 1 SET-2007 40h – Leis e normatizações do ERE 1 – Elenice 24h presenciais – Parâmetros Curriculares Nacionais do ERE 15 – Maria Inês 8 h atividades – Didática do ERE 29 – Alcemira/Valdecir orientadas MÓDULO 2 OUT-2007 40h – História do Ensino Religioso 6 – Ivanir Rodighero 24h presenciais – Perspectivas atuais no ERE 20- Ivanir Rodighero 8 h atividades – Didática do ERE 27- Alcemira/Valdecir orientadas

MÓDULO 3 NOV-2007 40h – Fenômeno religioso 10- Elli Benincá 24h presenciais – Diversidade cultural religiosa do Brasil, religiosidade popular e ERE Elli Benincá 8 h atividades – Didática do ERE 24- Alcemira/Valdecir orientadas

MÓDULO 4 MAR-2008 40h – Catolicismo Romanizado no Brasil e ER 8- Rodinei Balbinot – Conhecimento religioso 15-Elli Benincá – Didática do ERE 22- Alcemira /Valdecir

ABRIL-2008 – Fenômeno religioso nas tradições religiosas de matriz oriental 12- Araci Ludwig 24h presenciais – Fenômeno religioso nas tradições religiosas de matriz ocidental 19- Araci Ludwig 8 h atividades – Didática do ERE 26- Alcemira/Valdecir orientadas

itepa@itepa.com.br

Publicado originariamente em 2009.

/ Brasil

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