Rio Grande do Sul – I Seminário de Ciências da Religião da Universidade Federal de Santa Maria

7467aed067fe8f67297be85470759bc6tn-960×720

Rio Grande do Sul – I Seminário de Ciências da Religião da Universidade Federal de Santa Maria

Durante os dias 21 e 22 de setembro de 2018, na Câmara Municipal de São Francisco de Paula (RS), aconteceu o I Seminário de Ciências da Religião da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O curso de licenciatura plena em Ciências da Religião da UFSM iniciou suas atividades em 2017, na modalidade EAD, estando presente nas cidades de Quaraí, São João do Polêsine, Cacequi, São Francisco de Paula e Constantina no Estado do Rio Grande do Sul.

O curso está na sua segunda turma e trouxe para a discussão no I Seminário o tema: Ciência, Religião e Educação: articulações em tempos de pós-verdade.

Durante os dois dias de evento, reuniram-se graduandos em Ciências da Religião das referidas cidades, professores e pesquisadores da área, com destaque para a presença do coordenador da área 44 na CAPES, o professor Flávio Senra (A área das Ciências da Religião e teologia no Brasil: história, conquistas e potencialidades), além do professor Rodrigo Santos (Experiências no Ensino Religioso em Belém) e dos professores formadores Jorge Luiz Cunha (Religião, Educação e Pós-Verdade), Geraldo Rosa, Amarildo Trevisan e o coordenador do curso, o professor Noeli Rossato, entre vários outros.

O Seminário contou ainda, com várias Rodas de Conversas no período da tarde, que versavam sobre temas como educação e espiritualidade; educação e não violência; mídia e religião; educação para a tolerância; expressões da religiosidade em tempos de pós-verdade e plataforma moodle.

O evento possibilitou o contato dos alunos entre si, advindos de várias cidades, assim como com seus professores, tutores e coordenador pela primeira vez na cidade de São Francisco, um dos polos do curso, onde puderam compartilhar de diversas experiências e conhecimentos, com destaque para sua área de formação (Ciência da Religião) e a sua aplicação nos espaços escolares públicos, para os quais estão em formação.

Carta Final do I Seminário de Ciências da Religião – Seminário das Ciências da Religião

Fonte: Rodrigo Santos, palestrante no evento

  

Publicado originariamente em 25 de setembro de 2018.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image